Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Frio extremo deixa ao menos 58 mortos nos EUA; mais de 6 mil voos atrasados ou cancelados

    Cidades em todo o país emitiram alertas de emergência; escolas cancelaram aulas ou adotaram ensino remoto

    Da CNN

    As tempestades de inverno e o frio extremo deixaram ao menos 58 pessoas mortas em 10 estados dos Estados Unidos, principalmente no noroeste e no sul do Pacífico.

    Além disso, cerca de 5 mil voos atrasaram e outros 1.400 foram cancelados nesta sexta-feira (19) no país. Mais neve é esperada para o início do final de semana.

    Mais de 100 milhões de pessoas, quase 30% da população dos EUA, estão sob alertas meteorológicos de inverno em todo o Noroeste do Pacífico, Planícies do Norte, Médio Atlântico e Nordeste.

    Washington, DC, pode acumular de 5 a 10 centímetros de neve nesta sexta-feira (19), enquanto Baltimore pode acumular de 7 a 15 centímetros.

    Filadélfia poderá ter de 10 a 15 centímetros de neve, enquanto a cidade de Nova York espera 5 a 7 centímetros, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional dos EUA.

    A neve mais pesada nessas áreas deve começar a diminuir nesta noite.

    Autoridades emitem alertas

    Autoridades da cidade de Nova York publicaram um comunicado nesta sexta-feira alertando sobre baixa visibilidade e possíveis atrasos nas viagens.

    Enquanto isso, as autoridades da Filadélfia preveem que a tempestade será o primeiro grande evento de neve na cidade em quase dois anos.

    Mais ao norte, a neve que atinge a área de Buffalo, Nova York, também deverá enfraquecer significativamente, embora seus impactos devam durar até o fim de semana.

    A neve mais pesada, de até 20 centímetros, pode cair na costa sul da região dos Grandes Lagos, incluindo Cleveland, Ohio, e Erie, Pensilvânia, na manhã de sábado.

    A previsão levou as autoridades a ativar protocolos de emergência, como na Filadélfia.

    “Precisamos que você leve isso a sério. Se você não precisa estar nas estradas, não esteja nas estradas”, disse o diretor-gerente da Filadélfia, Adam Thiel, em entrevista coletiva na quinta-feira (18).

    Neve cobre o oeste de Nova York, nos Estados Unidos
    Neve cobre o oeste de Nova York, nos Estados Unidos / Reuters

    A cidade se preparou limpando e tratando estradas, disseram as autoridades. Além disso, mais de 400 equipamentos estão prontos para auxiliar na resposta, segundo Carlton Williams, que atua como comissário do Departamento de Ruas da cidade.

    Os escritórios centrais e escolas da Filadélfia também estarão fechados nesta sexta-feira com o ensino remoto em vigor.

    Na cidade de Nova York, autoridades de gerenciamento de emergências alertaram que o deslocamento nesta noite pode ser afetado pela tempestade.

    “Estradas cobertas de neve e lama ao lado de baixa visibilidade são prováveis para o deslocamento noturno, resultando em atrasos nas viagens”, destacou a gestão de emergência da cidade em um comunicado à imprensa.

    À medida que a neve e o frio cobrem Nova York, as equipes de emergência planejam percorrer os cinco distritos da cidade para ajudar a fornecer abrigo aos sem-teto, informou a administração municipal.

    Protocolos de emergência ativados em todos os estados

    Na vizinha Nova Jersey, o governador Phil Murphy estendeu o estado de emergência, já que o estado espera entre 7 e 15 centímetros de neve.

    “Parece que a Mãe Natureza está recuperando o tempo perdido. Depois de alguns anos sem quase nenhuma neve em Nova Jersey, hoje estamos caminhando para a segunda tempestade de neve da semana”, comentou.

    Uma proibição de veículos comerciais foi emitida em várias rodovias de Nova Jersey na manhã desta sexta-feira.

    A Virgínia Ocidental também está em estado de emergência antes da tempestade de inverno, de acordo com um comunicado à imprensa do gabinete do governador.

    Na Costa Oeste, todo o estado de Oregon está em estado de emergência devido à forte tempestade de gelo em curso, anunciou o governador na quinta-feira nas redes sociais.

    Na manhã desta sexta, mais de 108 mil residências e empresas em Oregon não tinham energia, de acordo com o site de rastreamento PowerOutage.us.

    Escolas fechadas

    Alguns dos principais distritos escolares de todo o país fecharam, enquanto outros optaram por aulas virtuais ou horários alternativos.

    Após vários dias de fechamento em meio a tempestades de gelo, as Escolas Públicas de Portland, em Oregon, serão fechadas novamente nesta sexta-feira. O distrito é um dos maiores do Noroeste Pacífico de acordo com seu site, com mais de 49 mil alunos matriculados.

    “Por mais ansiosos que estejamos para reabrir as escolas, não tomaremos uma decisão que coloque a nossa comunidade em perigo”, afirmaram as Escolas Públicas de Portland.

    Na Costa Leste, as escolas públicas da Cidade de Baltimore, o Distrito Escolar da Filadélfia, as escolas públicas do Condado de Fairfax, na Virgínia, e as escolas públicas de Newark, em Nova Jersey, estão fechadas na sexta-feira.

    As escolas públicas de Passaic, em Nova Jersey, terminarão as aulas mais cedo.

    Entretanto, as escolas públicas da cidade de Nova York continuarão com horários regulares nesta sexta-feira, segundo o maior distrito escolar do país. Mais de um milhão de estudantes frequentam escolas públicas de Nova York.

    No Centro-Oeste, o Distrito Escolar Metropolitano de Cleveland estará fechado, incluindo a Escola Virtual CMSD e a Escola Remota CMSD. Outros distritos escolares de Ohio ficarão fechados nesta, incluindo as escolas públicas de Akron e as escolas municipais de Hamilton.

    Tópicos