Venezuela atinge recorde do Guinness com a maior orquestra do mundo
Orquestra contou com 12 mil músicos, todos venezuelanos, de 17 a 70 anos
A interpretação da marcha eslava realizada no sábado, 13 de novembro, no pátio de honra da academia militar de Caracas, na capital da Venezuela, conquistou o recorde do Guinness como a maior orquestra do mundo com ao ultrapassar 8.097 músicos tocando simultaneamente por mais de 5 minutos.
O anúncio foi feito pela organização no sábado (20) em um vídeo que comprova o feito, no meio de um emocionante concerto de celebração.
Os 12 mil músicos responsáveis pelo recorde são venezuelanos de 23 estados do país e têm idades entre 17 e 70 anos. O grupo superou, em número de músicos, o recorde alcançado pela Rússia em 2019 com 8.097 músicos.
A peça foi dirigida por Andrés David Ascanio e dedicada ao maestro José Antonio Abreu, fundador do sistema venezuelano de orquestras e corais infanto-juvenis. O sistema é uma iniciativa estatal criada com o objetivo de promover valores por meio da música entre as crianças das áreas mais pobres do país.
No concerto em que foi alcançado o recorde do Guinness, realizado em espaço militar, o presidente Nicolás Maduro não esteve presente. Em seu lugar, apareceu a vice-presidente Delcy Rodríguez. O filho de Maduro, Nicolás Maduro Guerra, também se juntou ao concerto.
(Texto traduzido. Leia o original aqui.)