Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pacotes para as férias de verão são os mais procurados nas agências de viagens

    Reveillon e Carnaval são datas que também representam uma fatia importante no faturamento do seto

    Claudia Tavaresda CNN

    O boletim da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) e a UP Soluções, divulgado nesta quinta-feira (18), mostra que os pacotes para as férias de verão têm lugar de destaque no plano das pessoas ficando com 21% das vendas do setor, em outubro. Em seguida vem o Réveillon, com 14%. Em terceiro lugar está o Carnaval, com quase 8% das vendas totais no mesmo período.

    À CNN, a vice-presidente da Braztoa, Marina Figueiredo, disse que as datas são tradicionalmente as mais procuradas e representam uma fatia importante do faturamento anual do setor.

    “O Réveillon sempre foi o feriado mais importante do ano, uma única data que consegue ter um peso significativo no faturamento, primeiro pelo número de busca e de venda, e porque normalmente já tem um ticket médio mais alto, então tem uma representatividade grande. Juntamente com o Carnaval, esses feriados sempre pendem a balança nesses dois meses do fim ano, e chega a subir cerca 20% a 30% do faturamento do setor”, explica.

    De acordo com o levantamento, 100% das operadoras realizaram vendas para destinos internacionais em outubro. Além disso, no mesmo período, 73% dos embarques nacionais foram de novas vendas e no internacional, 72% dos embarques também caracterizaram novos pacotes.

    Quando comparado ao mês de setembro de 2021, 93% das operadoras apontaram crescimento gradativo, em outubro. Segundo a Braztoa, o índice mostra que o caminho de recuperação segue passos cautelosos, mas mantendo uma curva crescente.

    O mercado nacional segue representando a maior parcela das comercializações. No ranking dos destinos, o primeiro lugar ficou com Gramado, seguido de Natal e Salvador na segunda colocação, e Fortaleza, Maceió e Rio de Janeiro em terceiro lugar.

    Sobre a data de realização das viagens nacionais comercializadas em outubro, um quarto das vendas foram para embarque no próprio mês e 63% terão embarques ainda em 2021. Outros 30% foram para o 1º semestre 2022 e apenas 6% das viagens contam com planejamento a longo prazo e se realizarão no 2º semestre do próximo ano ou depois. No geral, as experiências mais buscadas para as festas de fim de ano foram, respectivamente: Sol e Praia, Cruzeiros, Luxo, Viagens para Montanhas e Campo e Resorts.

    “A vontade e a necessidade de viajar para o bem da saúde mental, além das promoções de última hora aliadas às incertezas sobre as fronteiras e suas restrições de circulação, se mantêm refletidas em uma compra muito próxima ao embarque. Ainda fica evidente que o viajante está pesquisando muito e sendo influenciado por amigos e parentes na decisão de escolha do destino” disse Sidnei Pfau, CEO UP Soluções.

    Em 2019, as agências de viagens faturaram 15,1 bilhões de reais, de acordo com informações da Braztoa. Em 2020, ano atípico e altamente impactado pela pandemia da COVID-19, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 4 bilhões e embarcaram 3,3 milhões de passageiros durante todo o ano.

    Tópicos