Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Governo Biden considera boicote diplomático das Olímpiadas de Inverno em Pequim

    Segundo as autoridades americanas, a questão não foi discutida na reunião virtual com Xi Jinping

    Tela em restaurante de Pequim mostra reunião virtual entre Biden e Xi Jinping
    Tela em restaurante de Pequim mostra reunião virtual entre Biden e Xi Jinping Reuters

    O governo Biden ainda está avaliando como abordar os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, incluindo a possibilidade de um boicote diplomático, mas ainda não chegou a uma conclusão final, disseram fontes à CNN nesta terça-feira (16).

    A questão não foi discutida durante a reunião virtual altamente antecipada entre o presidente Joe Biden e Xi Jinping nesta segunda-feira (14), informaram autoridades americanas após a reunião.

    O Washington Post noticiou que Biden deve aprovar em breve a recomendação de não enviar oficiais americanos aos Jogos. Normalmente, a Casa Branca envia uma delegação para as cerimônias de abertura e encerramento.

    Legisladores democratas e republicanos, incluindo a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, defendem o boicote diplomático em protesto contra os abusos dos direitos humanos na China.

    Alguns republicanos foram mais longe, insistindo que nenhum atleta americano deveria comparecer também. A Casa Branca se recusou a dizer se algum boicote foi planejado para os próximos Jogos.

    “Não tenho nada a acrescentar sobre esse assunto. Mas posso dizer que isso não fez parte da conversa (de Biden e Xi)”, disse o secretário de imprensa Andrew Bates a repórteres a bordo do Air Force One nesta terça.

    Na semana passada, o secretário de Estado americano, Antony Blinken, disse que os EUA e seus aliados estão em “conversas ativas” sobre como abordar os próximos Jogos Olímpicos de Inverno na China.

    Blinken foi questionado em uma cúpula virtual se acha que os atletas americanos deveriam participar, já que ele disse no passado que a China está envolvida em genocídio, devido às suas políticas em relação aos muçulmanos uigures na província de Xinjiang.

    “Estamos conversando com aliados, parceiros e países ao redor do mundo sobre como eles estão pensando sobre os jogos, como estão pensando sobre a participação”, disse o secretário

    As Olímpiadas de Inverno estão programados para começar em 4 de fevereiro em Pequim e durar até 20 de fevereiro.

    (Texto traduzido. Clique aqui para ler o original em inglês)