Setor turístico do Rio comemora ocupação de hotéis e faturamento no feriado
Em clima de retomada, feriado da proclamação da República enche praias, lota hotéis e aumenta faturamento de bares e restaurantes; voos nacionais e internacionais estão com lotação máxima para dezembro
Hotéis com quase 100% dos quartos reservados, bares e restaurantes com aumento de faturamento em torno de 30% e praias cheias. Assim terminou o feriado prolongado no Rio de Janeiro. Uma realidade bem diferente em comparação com o mesmo período do ano passado, quando a população ainda não estava sendo vacinada contra a Covid-19.
Segundo a Associação de Hotéis do Rio (Abih) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), esse foi o melhor momento econômico para o turismo desde o início da pandemia e a expectativa do setor para o Natal e o Réveillon é que o movimento seja compatível com o período pré-pandêmico.
Dados obtidos pela CNN mostram que a ocupação de voos nacionais e internacionais para o Rio de Janeiro está com lotação máxima para as últimas duas semanas do ano. Segundo o RIOgaleão, normalmente a taxa de ocupação para esse período é de 83%.
A liberação do uso de máscaras em locais abertos, os baixos índices de contágio por Covid-19 e a temperatura agradável estão entre os principais responsáveis pela alta procura dos turistas pelas praias e estabelecimentos comerciais.
“A cidade do Rio de Janeiro atrai muitos turistas nessas datas comemorativas. A expectativa é de um incremento no faturamento na ordem de 30% até 35%. O principal movimento ainda está sendo pelo turismo interno, brasileiros de outras regiões, mas aos poucos estamos ouvindo outros idiomas, os turistas de outros países estão voltando a frequentar a cidade”, disse Pedro Hermeto, presidente da Abrasel-RJ, que comemora a retomada do setor.
O setor hoteleiro também percebeu a alta procura dos visitantes durante o feriado da República. A Abih informou que não havia mais vagas em boa parte dos hotéis da cidade e os localizados na zona Sul e na Barra da Tijuca estavam com 100% dos quartos reservados entre sexta-feira (12) e segunda-feira (15).
Para o ambulante da praia de Copacabana, Denilson Guedes, representante da Associação do Comércio Legalizado de Praia do estado do Rio de Janeiro (Ascolpra), a temperatura agradável foi um dos principais fatores para a alta procura.
“Estamos presenciando uma melhora do movimento nas praias. A temperatura agradável foi fundamental para a alta procura dos turistas. As praias são o termômetro do turismo aqui na cidade do Rio. Se as praias estão lotadas, podemos dizer que a economia está caminhando”, avalia.
Festas de fim de ano
O turismo no Rio de Janeiro prevê um movimento compatível a níveis pré-pandêmicos para a última quinzena de dezembro, datas próximas ao Natal e o Réveillon.
Dados obtidos pela CNN mostram que a ocupação de voos nacionais e internacionais para o Rio de Janeiro está de lotação máxima para as últimas duas semanas do ano. Segundo o RIOgaleão, normalmente a taxa de ocupação para esse período é de 83%.
A expectativa de uma alta procura de turistas pelo Rio de Janeiro é confirmada pelo levantamento realizado pela Kayak. Os dados divulgados, na última semana, pela agência online mostram a capital fluminense como o destino nacional mais procurado entre os brasileiros, figurando na frente de Recife, Salvador e Fortaleza.