Países assumem novos compromissos para emissões e projetos ambientais na COP26
Em novo episódio do podcast CNN Mundo, Lourival Sant'Anna apresenta balanço e análises sobre os acordos mais importantes negociados na Conferência do Clima
Os países desenvolvidos reafirmaram nos últimos dias da COP26 (26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) o compromisso de destinar US$ 100 bilhões por ano para projetos que ajudem a conter o aquecimento global nas nações em desenvolvimento. As delegações presentes na reunião também chegaram a um acordo sobre os principais pontos em relação à regulamentação do mercado de carbono.
A etapa final da COP26 também foi marcada pelo anúncio de que Estados Unidos e China se comprometem a adotar ações para conter o aquecimento global em no máximo 1,5° C, reduzir as emissões de metano, preservar as florestas e abandonar gradualmente o carvão. E a conferência contou ainda com um compromisso de mais de mil empresas, incluindo 30 do Brasil, de adotar ações concretas baseadas na ciência para também não permitir um aquecimento acima de 1,5° C até o fim deste século.
Neste episódio do CNN Mundo, Lourival Sant’Anna apresenta um balanço de informações e análises sobre os principais acordos climáticos firmados pelos países presentes na Conferência da ONU. O presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento, Sérgio Gusmão Suchodolski, comenta as ações que um grupo que reúne 31 instituições financeiras pretende realizar para fomentar o desenvolvimento sustentável no Brasil. O diretor-executivo no Brasil e representante na América Latina do Pacto Global da ONU, Carlo Pereira, também descreve o compromisso das empresas brasileiras para frear o aquecimento global.
Conheça os podcasts da CNN Brasil:
Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.
(* Publicado por Diego Toledo)