Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Explosão atinge mesquita no Afeganistão e deixa pelo menos 12 feridos

    Não houve reivindicação imediata de responsabilidade pelo ataque; local era frequentado por muçulmanos sunitas

    James Mackenzieda Reuters

    Uma explosão atingiu uma mesquita no distrito de Spin Ghar, na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão, nesta sexta-feira (12) ferindo pelo menos 12 pessoas, disseram moradores locais.

    Atal Shinwari, um residente da área, disse que a explosão ocorreu por volta das 13h30 (no horário local) quando explosivos aparentemente localizados no interior da mesquita foram detonados.

    Um oficial do Talibã, falando sob condição de anonimato, confirmou a explosão e disse que há vítimas, mas não deu mais detalhes.

    Não houve reivindicação imediata de responsabilidade pelo aparente ataque – mais um de uma série de explosões que atingiram mesquitas no Afeganistão nas últimas semanas – minando a alegação do Talibã de ter restaurado a segurança após décadas de guerra.

    [cnn_galeria active=”false” id_galeria=”469054″ title_galeria=”Veja como está o Afeganistão após a tomada de poder pelo Talibã”/]

    A mesquita era frequentada por muçulmanos sunitas. Ataques anteriores desde a tomada do Talibã atingiram mesquitas xiitas e foram reivindicados pelo grupo militante sunita Estado Islâmico.

    Os relatos sobre o número de vítimas variam. Shinwari disse que pelo menos 12 pessoas ficaram feridas, incluindo o imã da mesquita. Outro morador disse que 15 pessoas ficaram feridas – três delas gravemente.

    Explosão em mesquita causa ao menos sete mortes no Afeganistão
    Afeganistão enfrenta ataques com explosão nas últimas semanas / Reprodução/Reuters (15.out.2021)

    Tópicos