Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    PF faz operação contra esquema de pirâmide financeira de R$ 100 mi no interior de SP

    Segundo investigação, empresário abriu várias companhias de fachada para oferecer serviços de crédito; valores eram pagos com recursos de novos poupadores

    Murillo Ferrarida CNN* , Em São Paulo

    A Polícia Federal (PF) realiza nesta quinta-feira (11) uma operação contra um esquema de pirâmide financeira que pode ter movimentado mais de R$ 100 milhões nos últimos quatro anos no estado de São Paulo.

    A Operação Ponzi, referência ao ítalo-americano Charles Ponzi – que, na década de 1920, ficou famoso como criador de uma gigantesca fraude financeira –, cumpriu 4 mandados de prisão e 23 de busca e apreensão expedidos pela Justiça Estadual de Santa Fé do Sul (SP).

    Os agentes da PF, com apoio da Polícia Civil e Ministério Público Estadual, cumprem os mandados nas cidades de Santa Fé do Sul, Santa Clara d’Oeste, Votuporanga, Bebedouro, Araçatuba, Casa Branca, Americana, Santana de Parnaíba e São Paulo

    Segundo a PF, durante as investigações foi identificado que um empresário, preso na operação, abriu dezenas de empresas e filiais em várias cidades do interior paulista, tendo como fachada a oferta de serviços de crédito.

    “Na verdade, toda a estrutura era voltada para convencer poupadores a entregarem suas economias em troca de altas taxas de juros remuneratórios que chegavam até 6% ao mês e eram pagos com recursos de novos investidores, caracterizando um esquema de ‘pirâmide financeira”, disse a PF, em nota.

    O empresário e o diretor-geral do grupo investigado foram presos na saída de uma casa de shows em São Paulo, na manhã desta quinta. Eles serão levados até a sede da PF em Jales para serem ouvidos pela autoridade policial. Também foram presas a ex-mulher do empresário e a diretora financeira do grupo.

    Três embarcações de grande porte também foram apreendidas em operação no estado de SP contra esquema de pirâmide financeira
    Três embarcações de grande porte também foram apreendidas em operação no estado de SP contra esquema de pirâmide financeira / Divulgação/Polícia Federal

    A PF também localizou uma mansão, chácaras e um terreno às margens do Rio Paraná, além de vários carros de luxo e uma aeronave que foram apreendidos.

    Três embarcações de grande porte também foram apreendidas com o apoio da Polícia Militar Ambiental de Fernandópolis.

    Os presos serão indiciados por crimes contra o sistema financeiro nacional, falsidade ideológica, estelionato, crime contra a economia popular e organização criminosa. Somadas, as penas máximas podem chegar a 24 anos de reclusão.

    (*Com informações de Julyanne Jucá e Vianey Bentes, da CNN, em São Paulo e Brasília)