Helicóptero caiu “minutos” após pouso na mata, diz polícia
Aeronave havia feito um pouso de emergência em Paraibuna em razão do mau tempo; destroços foram localizados nesta sexta (12)
O delegado Paulo Sérgio Rios Campos Melo, diretor do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope), da Polícia Civil de São Paulo, afirma que o helicóptero de prefixo PR-HDB, cujos destroços foram encontrados na manhã desta sexta-feira (12), caiu poucos minutos após o pouso de emergência que havia feito em Paraibuna, no Vale do Paraíba. Não houve sobreviventes.
Segundo o delegado, a distância entre a área do pouso e o local onde a aeronave foi encontrada é de aproximadamente 10 quilômetros. Ele afirmou, entretanto, que, no momento, ainda não é possível definir com exatidão quanto tempo se passou entre o pouso e a queda.
O diretor do Dope acrescentou que, com base nos dados obtidos por meio da localização dos telefones celulares dos quatro ocupantes da aeronave, foi possível concluir que o piloto, Cassiano Tete Teodoro, estava tentando retornar a São Paulo, de onde havia decolado pouco antes, no início da tarde do dia 31 de dezembro.
“Ele saiu [do local onde a aeronave havia pousado], voou um pouco, ficou tentando escapar das nuvens para retornar a São Paulo e não conseguiu, infelizmente”, diz Campos Melo.
O coronel Ronaldo Barreto de Oliveira, chefe do Comando de Aviação da Polícia Militar de São Paulo, afirmou também que ainda não é possível esclarecer o que provocou a queda. Entretanto, ele cita que, provavelmente, as condições climáticas adversas contribuíram para o acidente.
“Ele [o piloto] pode entrar no mau tempo, perder visibilidade e a consciência situacional e desorientar. É comum para quem entra inadvertidamente na área de nuvem”, explica.
Veja fotos: Helicóptero desaparecido é localizado em Paraibuna
[cnn_galeria active=”5660898″ id_galeria=”5662285″ title_galeria=”Veja fotos: Helicóptero desaparecido em SP é localizado em Paraibuna”/]
Passageira mandou mensagem ao namorado e falou sobre pouso
A jovem Letícia Rodzewics, 20 anos, que estava a bordo da aeronave, chegou a enviar ao namorado na tarde de 31 de dezembro uma imagem do local onde o equipamento havia pousado por causa da neblina.
Na ocasião, ela não soube precisar onde estava. Mas, posteriormente, as investigações revelaram que o pouso havia sido feito em Paraibuna, próximo à represa.
Ela mandou também um vídeo mostrando que havia muita neblina no local onde a aeronave estava. Letícia disse estar com medo e falou que o piloto estaria tentando voltar.
Veja o vídeo: