Ricardo Baronovsky: Cada vez mais a política vem sendo judicializada no Brasil
No quadro Liberdade de Opinião desta segunda-feira (8), o comentarista avaliou a decisão da ministra Rosa Weber, do STF, de pedir explicações à Câmara sobre a votação da PEC dos Precatórios
No quadro Liberdade de Opinião desta segunda-feira (8), o comentarista Ricardo Baronovsky avaliou a decisão da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), de pedir explicações à Câmara dos Deputados sobre a votação da PEC dos Precatórios. Os deputados recorreram ao STF contra a autorização do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), para que parlamentares votassem remotamente.
“Toda vez que o poder Judiciário é acionado, ele não age, e não deveria agir, de ofício, ele tem que trazer uma responsabilidade. O problema são as zonas cinzentas, os temas políticos, porque o acesso à Justiça não pode ser encarado como princípio absoluto. Se tem também algumas ressalvas, por exemplo, que se encontra na tripartição dos poderes, que são harmônicos e independentes entre si”, disse o comentarista.
“A gente tem uma judicialização da política e de temas do poder Executivo, e isso eleva o Risco Brasil. E isso não é culpa desses onze ministros, e sim de uma tradição jurídica que se constrói durante 30 anos com a nossa Constituição.”
O Liberdade de Opinião teve a participação de Fernando Molica e Ricardo Baronovsky. O quadro vai ao ar diariamente na CNN.
As opiniões expressas nesta publicação não refletem, necessariamente, o posicionamento da CNN ou seus funcionários.
(Publicado por: André Rigue)