Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Polícia equatoriana prende 12 suspeitos de atos violentos em Esmeraldas

    Presidente decretou estado de conflito armado interno após invasão de estúdio de televisão

    Da Reuters

    A polícia do Equador divulgou na quarta-feira (10) imagens de uma operação realizada em Esmeraldas, uma cidade costeira do noroeste, bem como uma dúzia de prisões relacionadas a uma recente onda de violência no país.

    O Comandante da Polícia Equatoriana, Coronel Norman Cano, disse que as forças conduziram a ‘Operação Counter-Strike’, que levou ao confisco de armas, coquetéis molotov e diversas munições em Esmeraldas.

    Na terça-feira (9), uma onda de violência foi desencadeada em todo o país, levando o presidente Daniel Noboa a nomear 22 gangues como organizações terroristas a serem caçadas pelos militares. Pelo menos sete policiais foram sequestrados e houve diversas explosões.

    No pior destes incidentes, homens armados com explosivos invadiram uma estação de televisão no Equador na terça-feira, quando a polícia prendeu 13 homens que invadiram o estúdio com armas de longo alcance, granadas e dinamites em Guayaquil. Em outras partes do Equador, pelo menos sete policiais foram sequestrados e ocorreram diversas explosões.

    Noboa, que assumiu o cargo em novembro prometendo conter a violência relacionada às drogas, declarou estado de emergência de 60 dias na segunda-feira (8 de janeiro) em resposta à violência nas prisões – incluindo a tomada de guardas como reféns pelos presos – e a aparente fuga de Los Angeles. O líder da gangue Choneros, Adolfo Macias, no fim de semana.

    O governo disse que a violência é uma reação ao plano de Noboa de construir uma nova prisão de segurança máxima para líderes de gangues.

    Tópicos