Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Carnaval: Rio avalia mudanças nos critérios de julgamento das escolas para 2022

    Presidentes das agremiações do Grupo Especial vão avaliar propostas apresentadas durante ciclo de debates

    Stéfano Sallesda CNN , No Rio de Janeiro

    Organizadora dos desfiles do Grupo Especial, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) estuda alterações no regulamento da festa. Mudanças que já entrariam em vigor no Carnaval de 2022 e alterariam os critérios para a definição do título, de posse da Viradouro, de Niterói, desde a última edição, ocorrida em 2020.

    A entidade realizou um ciclo de reuniões com diferentes segmentos e apresentará um conjunto de propostas ao plenário, formado pelos presidentes das agremiações. Entre as propostas, está o retorno do quesito conjunto. Caso isto aconteça, os desfiles voltarão a ser decididos por dez critérios, e não mais nove, como acontece desde 2015.

    O quesito conjunto é criticado por boa parte dos carnavalescos e comissões de carnaval. Eles entendem que o critério provoca dupla punição, uma vez que as agremiações podem ser penalizadas nos quesitos nos quais apresentaram problemas, e que isso pode se refletir também em novos descontos em conjunto.

    Presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro quer permitir que cada jurado possa atribuir um décimo extra para a escola que fizer a melhor apresentação no quesito em que avalia. A medida, naturalmente, só valeria para as agremiações que tirassem nota dez. A ideia é escolher a melhor das melhores para o avaliador naquele critério. No entanto, o bônus seria opcional. O objetivo é evitar a utilização de quesitos-desempate na definição da campeã.

    “O nível de competição no carnaval do Rio de Janeiro é muito alto. As escolas são excelentes e muitas acabam merecendo nota dez. A ideia é que cada jurado escolha a agremiação que foi diferente e mostrou algo a mais em cada quesito. Mas será facultativo, o jurado poderá entender, por exemplo, que todas foram bem e que nenhuma merece essa deferência”, afirma Perlingeiro. Contudo, o tema também será avaliado na plenária.

    Os presidentes debaterão ainda outros temas, como o fim dos descartes. Atualmente, na quarta-feira de cinzas, quando acontece a apuração, as menores notas atribuídas às escolas em cada quesito são descartadas, com o objetivo de evitar distorções nos julgamentos. Os presidentes das agremiações vão avaliar ainda a possibilidade de os jurados fecharem os envelopes com as notas após cada noite de desfile, e não ao término de todas as apresentações.

    Neste caso, o objetivo é evitar discrepâncias como a concentração de campeãs originárias dos desfiles de segunda-feira, e não no domingo, quando os envolvidos acreditam que os jurados são mais rígidos, à espera de uma apresentação de impacto. “Estamos tentando alternativas para corrigir essas distorções. Nos últimos 35 carnavais, as agremiações que se apresentaram na segunda-feira foram campeãs 29 vezes. Nós acreditamos que isto não seja coincidência”, conclui o presidente da Liesa.

    A plenária que reunirá os presidentes das 12 escolas do Grupo Especial ainda não tem data para ocorrer, mas a previsão da Liesa é que seja marcada para um intervalo menor que 15 dias.

    Carnaval de 2022

    Para o desfile do ano que vem, a Marquês de Sapucaí passará por obras. Será realizado um recapeamento na pista, com piso especial, e serão colocadas bocas de lobo nos dois lados da Passarela do Samba. Atualmente, só há em um. O objetivo é evitar que a pista fique alagada em caso de chuva intensa durante as apresentações, como já aconteceu em outros carnavais. A licitação para as obras já foi autorizada pela Prefeitura do Rio e custarão R$ 1,8 milhão.

    A Liesa promete ainda nova iluminação para o sambódromo já em 2022. De acordo com a entidade, os primeiros testes já foram realizados e haverá ainda melhorias nos carros de som, para evitar que falhas como as que aconteceram nos últimos anos se repitam. Em janeiro, quando começarem os ensaios técnicos, a entidade fará testes de som e luz. Os desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro serão nos dias 27 e 28 de fevereiro (domingo e segunda-feira).

    Tópicos