Porta que se soltou de avião na decolagem é encontrada em quintal nos EUA
Componente do Boeing 737 MAX-9 da Alaska Airlines foi recuperado em um subúrbio americano e irá ajudar a determinar as causas do acidente
O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (NTSB) disse na noite de domingo (7) que o “peça chave que faltava” do jato Boeing 737 MAX-9 envolvido em um pouso de emergência da Alaska Airlines foi recuperado no quintal de uma casa em um subúrbio.
A porta foi arrancada do lado esquerdo de um jato da Alaska Airlines na sexta-feira após a decolagem de Portland, Oregon, nos EUA, a caminho da Califórnia, despressurizando o avião e forçando os pilotos a voltar e pousar com segurança com todos os 171 passageiros e seis tripulantes a bordo.
A Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA ordenou no sábado o pouso temporário de 171 jatos Boeing MAX-9 instalados com o mesmo painel, que pesa cerca de 27 kg e cobre uma porta de saída opcional usada principalmente por companhias aéreas de baixo custo.
A porta desaparecida foi recuperada no domingo por um professor de Portland identificado apenas como “Bob” no bairro de Cedar Hills, que a encontrou em seu quintal, disse a presidente do NTSB, Jennifer Homendy, dizendo estar “muito aliviada” por ter sido encontrada.
Ela havia dito anteriormente aos repórteres que a peça da aeronave era um “componente chave que faltava” para determinar por que o acidente ocorreu.
“Nossa equipe de estruturas vai querer olhar tudo na porta – todos os componentes da porta para ver as marcas, ver qualquer transferência de tinta, qual o formato da porta quando foi encontrada. Isso pode dizer a eles um muito sobre o que aconteceu”, disse ela.
A força da perda da porta do plugue foi forte o suficiente para explodir a peça da cabine durante o voo, disse Homendy, que disse que deve ter sido um “acontecimento aterrorizante” de se vivenciar.
“Eles ouviram um estrondo”, disse Homendy sobre os pilotos, que foram entrevistados pelos investigadores.
Uma lista de verificação laminada de referência rápida voou pela porta, enquanto o primeiro policial perdeu seu fone de ouvido, disse ela. “A comunicação era um problema sério… Foi descrita como um caos.”
Homendy disse que o gravador de voz da cabine não capturou nenhum dado porque foi sobrescrito e novamente pediu aos reguladores que obrigassem a modernização dos aviões existentes com gravadores que capturem 25 horas de dados, acima das duas horas exigidas atualmente.
Problemas anteriores
Homendy disse que a luz de falha de pressurização automática acendeu na mesma aeronave da Alaska Airlines em 7 de dezembro, 3 de janeiro e 4 de janeiro, mas não estava claro se havia alguma conexão entre esses incidentes e o acidente.
Após os avisos, a Alaska Airlines tomou a decisão de restringir a aeronave de fazer voos longos sobre a água até o Havaí, para que pudesse retornar rapidamente a um aeroporto, se necessário, disse Homendy.
A companhia aérea com sede em Seattle disse anteriormente, em resposta a perguntas sobre as luzes de alerta, que as alterações no sistema de pressurização de aeronaves eram típicas em operações de aviação comercial com aviões de grande porte.
A companhia aérea disse que “em todos os casos, o problema foi totalmente avaliado e resolvido de acordo com os procedimentos de manutenção aprovados e em total conformidade com todos os regulamentos aplicáveis da FAA”.
A Alaska Airlines acrescentou que tem uma política interna para restringir aeronaves com múltiplas tarefas de manutenção em alguns sistemas em voos longos sobre a água que não eram exigidos pela FAA.
Aviões fora de serviço
A FAA disse no domingo que a frota afetada de aviões Boeing MAX-9, incluindo aqueles operados por outras companhias aéreas como a United Airlines, permaneceria no chão até que o regulador estivesse convencido de que estavam seguros.
A FAA disse inicialmente no sábado que as inspeções exigidas levariam de quatro a oito horas, levando muitos na indústria a presumir que os aviões poderiam retornar ao serviço muito rapidamente.
Mas os critérios para as verificações ainda não foram acordados entre a FAA e a Boeing, o que significa que as companhias aéreas ainda não receberam instruções detalhadas, disseram pessoas familiarizadas com o assunto.
A FAA deve aprovar os critérios de inspeção da Boeing antes que as verificações sejam concluídas e os aviões possam retomar os voos. A Alaska Airlines disse na noite de domingo que ainda não havia recebido instruções da Boeing.
A Alaska Airlines cancelou 170 voos no domingo e mais 60 na segunda-feira e disse que as interrupções nas viagens devido ao encalhe deveriam durar pelo menos meio da semana. A United, que suspendeu seus 79 MAX-9, cancelou 230 voos no domingo, ou 8% das partidas programadas.
O acidente colocou a Boeing novamente sob vista grossa enquanto aguarda a certificação de seu MAX-7 menor, bem como do MAX-10 maior, que é necessário para competir com um modelo importante da Airbus.
Em 2019, as autoridades globais submeteram todos os aviões MAX a uma paragem mais ampla que durou 20 meses, depois de acidentes na Etiópia e na Indonésia, ligados a um software de cockpit mal concebido, terem matado um total de 346 pessoas.
(Reportagem de David Shepardson e Valerie Insinna em Washington, e Tim Hepher em Paris; edição de Christian Schmollinger e Jamie Freed)