American Airlines cancela centenas de voos durante fim de semana de Halloween
Em comunicado enviado à CNN, empresa diz que mau tempo e falta de pessoal reduziram drasticamente sua capacidade de voos
A American Airlines cancelou centenas de voos durante o fim de semana, alegando mau tempo e falta de pessoal, anunciou a empresa em comunicado.
Dois dias de ventos fortes no aeroporto Dallas-Fort Worth, seu maior hub, reduziram drasticamente sua capacidade de voos, disse a empresa. Os voos também foram afetados em seu hub de Charlotte, na Carolina do Norte.
“Com o clima em todo o sistema, nosso quadro de funcionários começa a ficar mais restrito à medida que os membros da tripulação acabam saindo de suas sequências de voo regulares”, disse a American em um comunicado enviado à CNN.
Na noite de sábado (30), o FlightAware, site de rastreamento de voos, mostrava que 499 voos, ou 18% das operações da companhia aérea, foram cancelados. Outros quase 300 voos, ou 11% de suas operações, sofreram atrasos.
A American Airlines também cancelou preventivamente 284 voos previstos para este domingo (31).
Na sexta-feira, a FlightAware mostrou que 738 voos, quase um quarto das operações da American, estavam atrasadas. Neste dia, a empresa teve 342 voos cancelados.
A American informou que 4.967 voos estavam programados no sábado (30).
“Para ter certeza de que estamos cuidando de nossos clientes e proporcionando certeza de programação para nossas tripulações, ajustamos nossa operação para os últimos dias deste mês, cancelando proativamente alguns voos”, disse a empresa.
Milhares de passageiros estão viajando durante o fim de semana de Halloween e muitos deles fizeram queixas para a empresa por meio do Twitter.
https://twitter.com/AmericanAir/status/1454218298682380294
Em comparação, a Southwest, que tem menos voos por dia, cancelou 86 voos e atrasou 473.
Como as viagens aéreas despencaram no início de 2020, as companhias aéreas ofereceram pacotes de demissão voluntária e aposentadoria antecipada aos funcionários, a fim de cortar custos.
À medida que tentam contratar ou recontratar trabalhadores, as interrupções no serviço se tornam mais frequentes. A American espera que mais equipes em voo retornem durante a temporada de férias.
A companhia aérea disse que 1.800 comissários de bordo retornarão na segunda-feira (1º) e o restante estará de volta em 1º de dezembro. A companhia aérea disse que também está aumentando as contratações no quarto trimestre.
À medida que as viagens aumentam, depois das restrições durante os primeiros dias da pandemia de Covid-19, outras companhias aéreas também tiveram dificuldade para retornar às operações normais.
A Southwest teve um colapso operacional durante um fim de semana de outubro, cancelando mais de 2.000 voos.
A empresa atribuiu a mudança aos problemas de controle de tráfego aéreo e ao número limitado de funcionários na Flórida, bem como ao mau tempo, dizendo que fazer com que suas operações voltassem ao normal foi “mais difícil e prolongado” por causa das reduções de cronograma e de pessoal instituídas durante a pandemia.
Chris Isidore contribuiu para esta reportagem
(Texto traduzido; leia o original em inglês)