COP26 discute metas para conter mudanças climáticas; Facebook decide mudar nome
Em novo episódio do podcast CNN Mundo, Lourival Sant'Anna apresenta um balanço dos destaques da semana no noticiário internacional
Às vésperas do início da COP26 (26ª Conferência das Nações Unidas para a Mudança do Clima), que começa neste domingo (31), em Glasgow, na Escócia, a União Europeia anunciou um acordo para a redução das emissões de metano pelos países do bloco. O evento organizado pela ONU terá a missão de buscar credibilidade e reforçar o compromisso dos participantes com as metas negociadas ao longo dos últimos anos para o enfrentamento das mudanças climáticas.
Neste episódio do CNN Mundo, Lourival Sant’Anna apresenta as expectativas para a COP26 e destaca os principais pontos de uma entrevista que fez com o embaixador britânico em Brasília, Peter Wilson, sobre o que o Reino Unido, que é o anfitrião da conferência, espera da participação do Brasil e de outros países na reunião. O podcast também apresenta uma análise da consultora Glenda Rangel Rodrigues, da Ramboll Brasil, sobre os desafios da COP26.
O CNN Mundo conta ainda com a participação da pesquisadora Clarissa Lins, do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) e sócia-fundadora da Catavento Consultoria, que avalia o teor do Plano de Crescimento Verde anunciado pelo governo do presidente Jair Bolsonaro no início desta semana.
O episódio também faz um balanço das principais notícias dos últimos dias no cenário internacional, incluindo, o anúncio de mudanças no Facebook, que decidiu adotar um novo nome, e um comunicado do governo paquistanês dizendo que não aceitará mais a saída de refugiados afegãos que tenham entrado ilegalmente no país. A decisão do Paquistão complica muito, ou quase impossibilita, as operações de resgate, inclusive as que estão sendo feitas pelo Brasil.
Conheça os podcasts da CNN Brasil:
Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.
(* Publicado por Diego Toledo)