Senado aprova formação do Observatório da Pandemia
O Observatório da Pandemia é uma frente parlamentar para seguir acompanhando desdobramentos do que foi colocado no relatório final da CPI
O Senado aprovou, nesta quinta-feira (28), a formação do Observatório da Pandemia, que irá acompanhar os desdobramentos jurídicos da CPI da Pandemia.
A votação aconteceu no final da sessão do plenário, após o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) pedir a palavra para que fosse votada a criação do observatório. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), concordou e colocou a pauta em votação.
A ideia dos autores é que a frente poderá dar continuidade aos trabalhos da CPI da Pandemia e acompanhar as ações resultantes das informações apresentadas pelo relatório final da CPI — como pedidos de investigação e indiciamento.
Além disso, a frente deverá manter um canal aberto para receber novas denúncias sobre a condução do combate à pandemia no país. A partir delas, o grupo poderá sugerir iniciativas legislativas para corrigir falhas de gestão da saúde pública.
A mesa principal seguirá igual à da CPI da Pandemia, com Omar Aziz (PSD-AM) como presidente, Randolfe Rodrigues como vice-presidente e Renan Calheiros (MDB-AL) na relatoria. Além deles, outros 13 integrantes continuarão buscando medidas de enfrentamento à pandemia.
(*Com informações da Agência Senado)
(Publicado por Daniel Fernandes)