O que sabemos sobre a delegação brasileira que participará da COP26, em Glasgow
Ministério das Relações Exteriores afirmou que a comitiva do país deve ter entre 80 e 100 pessoas
A COP26 (26ª Conferência das Nações Unidas para a Mudança do Clima) começa, neste domingo (31), em Glasgow, na Escócia. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a comitiva brasileira deverá ter “entre 80 e 100 pessoas”. Até o momento, 13 governadores também já confirmaram presença e outros sete irão enviar representantes.
O governo federal será representado pelos ministros do Meio Ambiente, Joaquim Leite; das Comunicações, Fábio Faria; e das Minas e Energia, Bento Albuquerque.
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), afirmou durante a semana que não deve participar da COP26. “A princípio eu não vou, não. É uma estratégia nossa, o nosso ministro do Meio Ambiente vai. E é um local que nós já assumimos compromisso, estamos cumprindo”, disse em entrevista à TV A Crítica.
Ainda não há a previsão do comparecimento do vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) e dos ministros das Relações Exteriores, Carlos França; da Agricultura, Tereza Cristina; e da Economia, Paulo Guedes.
Governadores
Até o momento, 13 governadores confirmaram presença na COP26:
- João Doria (PSDB), de São Paulo
- Paulo Câmara (PSB), de Pernambuco
- Mauro Mendes (DEM), de Mato Grosso
- Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais
- Camilo Santana (PT), do Ceará
- Gladson Cameli (Republicanos), do Acre
- Marcos Rocha (PSL), de Rondônia
- Wellington Dias (PT), do Piauí
- Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo
- Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte
- Carlos Moisés (PSL), de Santa Catarina
- Helder Barbalho (MDB), do Pará
- Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul
Agenda de João Doria
João Doria irá chegar a Glasglow neste sábado (30). No domingo (31), participará da entrevista coletiva “World Cities Day”, organizada pelos Governadores Locais pela Sustentabilidade (ICLEI, na sigla em inglês). Na segunda-feira (1º), estará na cerimônia de abertura da Cúpula dos Líderes Mundiais. Logo depois, irá para o almoço “Brasil: Água e Mudanças Climáticas”, organizado pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).
Ainda no dia 1º, Doria participa da sessão “Cidades e Declarações: Visão geral de seu trabalho atual sobre inovação climática e tendências e necessidades futuras” e do lançamento do livro “Acordo Ambiental São Paulo”, promovido pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
Agenda de Mauro Mendes
Mauro Mendes, governador de Mato Grosso, vija com nove servidores até o dia 8 de novembro. A frente de um estado que possui uma das maiores atividades agrícolas do país, irá apresentar metas alcançadas em produção sustentável e conservação do meio ambiente, aderindo à campanha “Race to Zero” (Corrida para o Zero), para zerar a emissão de carbono até 2035.
Em Copenhagen, na Dinamarca, ele participa até este sábado (30) da conferência “Contribuição Brasileira e Dinamarquesa para o Desafio do Fornecimento de Alimentos Sustentáveis 2021”, de uma audiência com o presidente do Comitê de Clima, Energia e Infraestrutura do Parlamento Dinamarquês e com o Ministério da Agricultura local.
Em Glasglow, ele estará em eventos como a divulgação, com representantes da Holanda, do programa “Carbono Neutro MT”. Ainda irá ao “Amazon Day”, reunião promovida com governadores da Amazônia e ao painel “Finanças para infraestrutura sustentável”, promovido pela embaixada do Reino Unido com o príncipe Charles e investidores.
Agenda de Fátima Bezerra
Fátima Bezerra integrará, em Glasgow, a mesa “Gênero, Pobreza e Transição Energética”. Ainda passará pela Dinamarca e Noruega para encontro com autoridades, com o objetivo de “discutir os avanços da implementação de energias limpas e renováveis no Rio Grande do Norte, que possui o maior complexo de parques geradores de energia eólica do Brasil.”
Agenda de Renato Casagrande
Renato Casagrande participará no domingo (31) da entrevista coletiva “Dia Mundial das Cidades”, em que irá divulgar o Consórcio Brasil Verde, que conta com 22 governadores, sendo Casagrande o presidente. Na segunda-feira (1º), estará no “Encontro de Governadores e Prefeitos da América Latina com a Sociedade Civil”.
Na terça-feira (2) estará no evento “Corrida para o Zero”, que visa a diminuição da emissão de gases do efeito estufa. Logo após irá ao “Latin America Session”, para divulgar os programas ambientais do estado. Já na quarta-feira (3), irá ao “Governadores pelo Clima” e posteriormente em um jantar para apresentar os projetos para arrecadação de fundos de investidores. Por fim, na quarta-feira (4), irá ao painel “Clima e Desenvolvimento: Visões para o Brasil 2030”.
Conheça mais sobre a COP26 e teste seus conhecimentos
Onde será realizada a COP26?
Qual o assunto central a ser debatido na COP26?
Qual o significado de COP 26?
Em qual COP do Clima foi celebrado o Acordo de Paris?
Qual o principal objetivo do Acordo de Paris?
Qual a periodicidade da COP do Clima?
Quando o Brasil sediou a COP do Clima pela última vez?
Qual o grupo de países que participa do evento?
Qual a diferença entre a COP 26 do Clima e a COP 15, que aconteceu – à distância – neste ano?
Qual a principal contribuição definida para o Brasil (NDC) pela COP do Clima para 2025?
Você errou a maior parte das perguntas ou todas elas. Acompanhe a CNN Brasil para ficar por dentro da COP26 e dos assuntos relacionados a meio ambiente e sustentabilidade
Parece que você já sabe algumas questões importantes sobre a COP26 e temas ambientais. Acompanhe a CNN Brasil para aprofundar seus conhecimentos
Parabéns, você já sabe bastante sobre o assunto! Continue acompanhando a CNN Brasil para ficar por dentro de tudo que envolve COP26 e meio ambiente
Não divulgaram agenda
Paulo Câmara, Romeu Zema, Gladson Cameli, Marcos Rocha, Wellington Dias, Carlos Moisés, Helder Barbalho e Eduardo Leite não divulgaram, até o fim da tarde desta sexta-feira (29), suas agendas na COP26. Camilo Santana participará da abertura do evento como convidado.
Não comparecem à COP26
- João Azevêdo (Cidadania), da Paraíba,
- Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal
- Flávio Dino (PSB), do Maranhão
- Belivaldo Chagas (PSD), de Sergipe
- Ratinho Júnior (PSD), do Paraná
- Ronaldo Caiado (DEM), de Goiás
- Rui Costa (PT), da Bahia
Não irão, mas enviarão representantes
Wanderlei Barbosa (sem partido), governador em exercício do Tocantins, irá enviar a secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Miyuki Hyashid, a diretora de Instrumentos de Gestão Ambiental , Marli Teresinha dos Santos, e o gerente de Recursos Energéticos e Mudanças Climáticas, Francis Rinaldi Frigeri.
Reinaldo Azambuja (PSDB), governador de Mato Grosso do Sul, será representado pelo secretário de Meio Ambiente, Jaime Verruck, que irá apresentar o projeto “Ilumina Pantanal”. O mesmo acontece com o governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL), que irá enviar o secretário de Meio Ambiente, Thiago Pampolha.
Antonio Denarium (Progressistas), governador de Roraima, será representado pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Emerson Baú, e o presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ionilson Sampaio.
Waldez Góes (PDT), governador do Amapá, enviará a secretária de Meio Ambiente, Josiane Andréia Soares Ferreira, e o secretário de Planejamento, Eduardo Tavares.
Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas, será representado pelo secretário de Meio Ambiente, Eduardo Taveira.
Renan Filho (MDB), governador de Alagoas, não irá, mas ainda não informou o nome de seu representante na Conferência.