Atleta do ano, brasileira se lesiona e está fora da Olimpíada de Paris
Recuperação de Sania Lima é estimada em, pelo menos, nove meses
Sania Lima, consagrada como melhor atleta do ano no badminton no Prêmio Brasil Olímpico, não tem mais chances de representar o país na Olímpiada de Paris 2024. Com uma lesão no ligamento do joelho esquerdo, sofrida no fim do ano passado, a piauiense de 21 anos está fora da disputa.
A decisão foi tomada após os resultados dos exames realizados pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBd). De acordo com a entidade, a atleta deve ser operada nos próximos dias. O tempo de recuperação é estimado em, pelo menos, nove meses.
Lesão
A temporada teve um fim trágico para a brasileira. Sania disputava o Torneio Internacional do Canadá ao lado de Davi Silva, quando torceu o joelho esquerdo nas quartas de final da categoria de duplas mistas, contra os Estados Unidos.
A brasileira foi atendida pela equipe média, tentou voltar à partida, mas precisou sair carregada por Marco Vasconcelos, técnico da Seleção Brasileira.
Desempenho nos Jogos Pan-Americanos
Sania foi medalhista de prata nas duplas mistas e conquistou o bronze nas duplas femininas, no Chile, nos Jogos Pan-Americanos de Santiago de 2023.
A atleta era a número 46 no ranking mundial de duplas mistas ao lado de Davi Silva. Já na categoria de duplas femininas, era a 50ª colocada com Juliana Vieira. A vaga para a Olimpíada dependia da conquista de uma posição entre os 25 primeiros colocados, até o fim de abril.
Temporada de Sânia Lima
- Medalha de prata duplas mistas no V El Salvador Internacional Challenge de badminton;
- Medalha de bronze duplas mistas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023;
- Medalha de bronze duplas femininas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023;
- Medalha de ouro duplas mistas no Brasil International Séries 2023;
- Medalha de bronze duplas mistas XXVI YONEX Pan Am Individual Championships 2023.