Teto de hospital desaba durante temporal no Rio de Janeiro; veja vídeo
Nenhum paciente ficou ferido e a unidade permanece em funcionamento
As fortes chuvas que atingiram a zona oeste do Rio de Janeiro na noite desta quarta-feira (3) causaram danos no Hospital Municipal Pedro II. De acordo com a Secretaria de Saúde, o sistema de calhas da instituição não foi capaz de suportar o volume de água, o que causou o desabamento de uma placa de gesso do forro, além de goteiras em várias partes do hospital.
Nenhum dos pacientes que estavam na sala no momento do desabamento ficou ferido. De acordo com a pasta, equipes já estão em operação para realizar os reparos necessários, com previsão de conclusão em até 48 horas.
O hospital permanece em funcionamento. Como medida de precaução e para evitar sobrecarga, ambulâncias foram direcionadas para o Hospital Municipal Rocha Faria, em Campo Grande.
Chuvas Isoladas
Segundo informações do Centro de Operações da Prefeitura, o município do Rio de Janeiro retornou ao Estágio 2 de alerta à 0h45 desta quinta-feira (04), devido à redução dos acumulados de chuva.
“Neste momento, é alto ou muito alto o risco hidrológico na capital, na Baixada Fluminense e nas Regiões Serrana e Sul. Há risco de alagamentos e inundações nos municípios do Rio de Janeiro, Nilópolis, Mesquita, São João de Meriti, Teresópolis, Rio Claro e Barra Mansa”, informou o Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro.
A população é orientada a seguir sua rotina, permanecendo atenta às atualizações do Alerta Rio, meios de comunicação e canais oficiais do Centro de Operações Rio. Recomenda-se o cadastramento no serviço de alertas da Defesa Civil via SMS e o download do aplicativo do COR.Rio.
A situação meteorológica causou impactos em várias áreas da cidade, com ocorrências relacionadas à chuva, como quedas de galhos em vias e bolsões d’água. O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro atendeu cerca de 40 ocorrências nas últimas 24 horas, principalmente relacionadas a salvamentos de pessoas e cortes de árvores.
A Defesa Civil Estadual informou que permanece em contato com as prefeituras, pronta para oferecer suporte caso a capacidade de resposta municipal seja ultrapassada.