Processo de desertificação avança na Caatinga e ameaça biodiversidade do bioma
Neste episódio do podcast E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta impacto da perda de vegetação e da redução da superfície de água na região ao longo dos anos
Único bioma exclusivamente brasileiro, a Caatinga perdeu cerca de 15 milhões de hectares da sua vegetação primária, o que representa cerca de 26% do total, entre os anos de 1985 e 2020, segundo dados do Mapbiomas, projeto de mapeamento do uso e cobertura da terra no Brasil. O levantamento também aponta uma redução de mais de 8% na superfície de água do bioma.
A Caatinga também tem registrado um aumento significativo do número de queimadas em 2021, e o cenário ameaça um tipo de vegetação que é mais eficiente em absorver o CO2 da atmosfera do que florestas úmidas como a Amazônica.
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama sobre o processo de desertificação da Caatinga. Para falar sobre a importância do bioma e descrever as possíveis consequências da ameaça à biodiversidade da região, participa deste episódio o ecólogo Carlos Roberto Fonseca, professor do departamento de geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Conheça os podcasts da CNN Brasil:
Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.
(* Publicado por Diego Toledo)