Spotify contrata centenas de pessoas para impulsionar venda de anúncios
Estamos aumentando nossa equipe de marketing de negócios de anúncios em mais de 70% na Europa, Austrália e Canadá, diz a empresa
O Spotify está planejando contratar centenas de pessoas para impulsionar suas vendas de publicidade, com o serviço de streaming de música buscando aumentar a receita de clientes que não pagam mensalidade, mas são a maior parte de seus usuários.
“Estamos aumentando nossa equipe de marketing de negócios de anúncios em mais de 70% na Europa, Austrália e Canadá”, disse Lee Brown, chefe de negócios de publicidade do Spotify. “Na estratégia de longo prazo, acho que se foi o tempo em que a publicidade representava menos de 10% de nossa receita.”
A empresa, que obtém receita de assinaturas pagas e disseminação de anúncios para usuários não pagantes, viu seu negócio de publicidade voltar a crescer neste ano, após ter sido atingida pela pandemia.
De seus 365 milhões de usuários ativos mensais, 210 milhões são trazidos por anúncios, gerando cerca de 12% de sua receita.
Um aumento no conteúdo de podcast – o Spotify carregava 2,9 milhões de podcasts no segundo trimestre, quase 12% a mais que nos três meses anteriores – ajudou a impulsionar a receita de anúncios, já que os podcasts atraem mais usuários e, sendo mais longos, permitem mais tempo para os anúncios.
A empresa quer adicionar mais ferramentas para anunciantes e disponibilizará sua plataforma de publicidade e publicação de podcast Megafone na Alemanha, França, Espanha e Itália.
O Megaphone, comprado pelo Spotify no ano passado, oferece ferramentas para podcasters criarem anúncios para seus próprios programas, pelos quais recebem renda, e para medir seu alcance. Atualmente, ele hospeda cerca de um terço dos 200 melhores programas no Spotify e Apple.
O Spotify gastou centenas de milhões para fortalecer seu negócio de podcast. A competição com a Apple se intensificou após ambas lançarem plataformas de assinatura paga para podcasters no início do ano.
A empresa sueca deve superar a Apple em ouvintes de podcast pela primeira vez neste ano, segundo a eMarketer.