Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Explosão em mesquita deixa pelo menos 32 mortos no Afeganistão

    Mais de 60 pessoas ficaram feridas; desde que o Talibã assumiu o poder no país, afegãos têm enfrentado uma escalada de violência e ataques

    Da CNN , Em São Paulo

    Pelo menos 32 pessoas morreram e 68 ficaram feridas após explosão em uma mesquita no Afeganistão nesta sexta-feira (15).

    Autoridades locais tratam o caso como um ataque. Os muçulmanos xiitas, que são minoria no país, participavam das tradicionais orações de sexta quando aconteceu a explosão.

    A mesquita fica em Kandahar, a segunda maior cidade do país. Desde que o Talibã assumiu o poder no Afeganistão, em agosto, o país tem enfrentado uma escalada de violência, com ataques constantes do Estado Islâmico-K (ISIS-K).

    Inicialmente, o número de mortes divulgado ultrapassavam 60. No entanto, os dados foram revisados e corrigidos.

     

    O porta-voz do Ministério do Interior controlado pelo Talibã, Qari Saeed Khosty, confirmou a explosão por meio do Twitter, acrescentando que várias pessoas morreram e ficaram feridas.

    “Ficamos tristes ao saber que uma explosão ocorreu em uma mesquita da Irmandade Xiita no primeiro distrito da cidade de Kandahar, na qual vários de nossos compatriotas foram mortos e feridos.”

    Segundo Khosty, forças especiais do Talibã foram enviadas ao local para “determinar a natureza do incidente”.

    Na semana passada, o atentado suicida a outra mesquita de muçulmanos xiitas deixou mais de 40 mortos a 300 quilômetros da capital Cabul.

    Tópicos