Nota Fiscal Paulista: consumidores devem resgatar créditos até este sábado (16)
Cerca de 48 milhões de CPFs têm valores para serem transferidos
Os créditos da Nota Fiscal Paulista liberados há mais de 12 meses serão cancelados a partir do próximo domingo (17). Com isso, os valores precisam ser resgatados pelos consumidores até sábado (16) em transferência mínima de R$ 0,99.
De acordo com a Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo, as quantias liberadas e não utilizadas retornarão ao Tesouro do Estado. Ao todo, segundo a pasta, cerca de 48 milhões de CPFs têm créditos a serem resgatados.
Para transferir os valores para uma conta-corrente ou poupança, é preciso utilizar o aplicativo oficial da Nota Fiscal Paulista pelo tablet ou smartphone, digitar o CPF/CNPJ e a senha cadastrada e escolher a opção desejada. Há também opção de solicitar o saque pela internet.
Nas duas opções, os valores serão creditados na conta indicada em até 20 dias. Existe ainda a possibilidade de destinar os créditos para abatimento do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) de 2022.
Antes, o prazo de vencimento para resgate de valores da Nota Fiscal Paulista era de cinco anos. Porém, o projeto de lei estadual 17.293, sancionada em outubro do ano passado, alterou o prazo para um ano.
Nesta semana, o site da Nota Fiscal Paulista tem apresentado falhas devido à alta demanda de consumidores. Ao CNN Brasil Business, a Fazenda diz que está monitorando o funcionamento e recomenda que, caso haja instabilidade, tentem acessar o sistema em outros momentos do dia “para aliviar a sobrecarga.”