Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Morre Marcos Azevedo, um dos principais artistas do Festival de Parintins

    Conhecido como "Markinho", ele era um dos ícones do Boi Caprichoso

    Felipe Andradeda CNN

    O artista amazonense Marcos da Silva Azevedo, o Markinho, de 59 anos, morreu na noite desta quarta-feira (27) na cidade de Parintins, interior do Amazonas. Ele foi vítima de um infarto, chegou a ser socorrido para um hospital, mas não resistiu. A informação foi confirmada nas redes sociais pelo filho de Marcos, Alexandre Azevedo.

    Marcos era ligado ao Boi Caprichoso, associação cultural que realiza, ao lado do Boi Garantido, o Festival Folclórico de Parintins. Markinho, como era conhecido, foi durante muitos anos o “tripa” do Boi Caprichoso.

    Desde os anos 90 o artista era o responsável por vestir a alegoria principal do boi e dar a ele todos os movimentos durante as apresentações no Festival de Parintins, sendo avaliado pelos jurados no item 10 – boi-bumbá evolução.

    Em 2017 passou para o filho, Alexandre, a missão de ser o “tripa” do Boi Caprichoso, mas seguiu sendo o responsável por confeccionar a principal alegoria do boi-bumbá. Marcos era, também, músico da associação folclórica.

    Em nota, o Boi Caprichoso lamentou a morte de Markinho e se solidarizou com amigos e familiares.

    Nota — Boi Caprichoso

    O Boi Caprichoso está de luto

    O criador do bumbá, Marcos da Silva Azevedo, 59, faleceu na madrugada desta quinta-feira (28) em Parintins, vítima de um infarto.

    Markinho vestia o Boi Caprichoso como sua armadura; o seu jeito de dançar era único, singelo e nos emocionava. Dono de uma história de dedicação, amor e entrega, ele iniciou sua trajetória em 1986 como ajudante do mestre Jair Mendes. Em 1990, tornou-se o tripa oficial e, além disso, era quem confeccionava o Touro Negro.

    Conhecido como criador e a criatura, em 2017, passou para o filho a missão de evoluir no item 10, boi-bumbá evolução. O artista também foi músico do Boi Caprichoso com o grupo Sangue Azul e depois Azul e Branco.

    O presidente Rossy Amoedo e sua diretoria solidarizam-se com familiares e amigos. Aos filhos Alexandre, Alex, Jéssica e Ayra, as nossas sinceras condolências; que Deus conforte vossos corações.

    Ao mesmo tempo, informamos que o corpo de Markinho será velado a partir das 9h da manhã no Curral Zeca Xibelão.

    Tópicos