Índia e Rússia assinam acordo para futuras unidades em usina nuclear
Construção das duas primeiras unidades começou há quase duas décadas, como parte de um projeto assinado pelos dois países
A Índia informou nesta terça-feira que assinou acordos com a Rússia para futuras unidades do Projeto de Energia Nuclear de Kudankulam, no Estado de Tamil Nadu, no sul do país.
O ministro das Relações Exteriores, Subrahmanyam Jaishankar, que está em visita à Rússia, deve conversar com seu colega russo, Sergei Lavrov, na quarta-feira, e os dois ministros planejam discutir os laços bilaterais, bem como os conflitos na Ucrânia e em Gaza e questões relacionadas a grupos como o Brics.
“Hoje, na presença do vice-primeiro-ministro Denis Manturov, assinamos alguns acordos importantes relativos às futuras unidades do Projeto Nuclear Kudankulam”, disse Jaishankar em uma reunião com a comunidade indiana em Moscou nesta terça-feira.
A construção das duas primeiras unidades começou há quase duas décadas, como parte de um projeto assinado pelos dois países.
Os governos indiano e russo mantêm um relacionamento próximo há décadas e a Índia se recusou a condenar a Rússia pela guerra com a Ucrânia.
(Reportagem de Tanvi Mehta)