Entenda como Fernanda Montenegro pode entrar na Academia Brasileira de Letras
Entenda a sucessão na ABL; os “imortais” são escolhidos mediante eleição por escrutínio secreto
Aos 91 anos, a atriz Fernanda Montenegro foi a única candidata à cadeira de número de 17 na Academia Brasileira de Letras (ABL). A falta de concorrentes foi interpretada como uma homenagem a Fernanda e reflete o prestígio da dama do teatro no Brasil.
Ser o único candidato, porém, não garante necessariamente a aprovação, já que uma análise de perfil é feita pelos acadêmicos juntamente com a eleição, marcada para o dia 4 de novembro.
A vaga que provavelmente será ocupada pela atriz pertenceu, anteriormente, ao diplomata e escritor Affonso Arinos de Mello Franco.
Além da cadeira 17, há outros três espaços vagos na Academia, um deles disputado pelo músico Gilberto Gil — concorrente à cadeira 20, que pertenceu a Murilo Melo Filho. Além de Gil, o poeta Salgado Maranhão é outro nome de peso que disputará o espaço.
Há algum tempo, a Academia Brasileira de Letras busca maior valorização da cultura popular brasileira. Sendo assim, há membros historiadores, padres, médicos, como por exemplo o cirurgião plástico Ivo Pitanguy. O essencial é ter escrito um livro de grande importância, explica a ABL. No caso de Fernanda Montenegro, há a publicação de sua autobiografia, “Prólogo, ato, epílogo”.
Como funciona o processo de votação
Quando um acadêmico morre, a cadeira é declarada vaga na chamada “Sessão de Saudade”, que ocorre às quintas-feiras e homenageia internamente o acadêmico.
A partir de então, os interessados dispõem de dois meses para se candidatarem por meio de carta ou e-mail enviados ao presidente da academia. Os “imortais” são escolhidos mediante eleição por escrutínio secreto.
Para que um nome seja aprovado, é necessário que se obtenha maioria absoluta na votação — ou seja, mais que a metade do total de votos — em quatro etapas de votação. Em eleições com vários candidatos, ocorre eliminação dos menos votados em cada fase.
Existe ainda a possibilidade de nenhum dos concorrentes atingir a maioria absoluta. Nesse caso, as inscrições reabrem e uma nova eleição é agendada.
À CNN, a assessoria da ABL explicou que o processo consiste em também em “ir atrás de votos”, e de certa forma, fazer sua campanha e convencer os imortais sobre merecimento da almejada cadeira.
Datas das próximas eleições
Cadeira número 17: 4 de novembro;
Cadeira número 20: 11 de novembro;
Cadeira número 12: 18 de novembro (encerramento das inscrições em 17/09)
Cadeira número 39: 24 de novembro (encerramento das inscrições em 24/09)