Lukashenko diz que Rússia concluiu envio de armas nucleares táticas para Belarus
Presidente afirma que essa medida tem como objetivo conter a Polônia, país vizinho que integra a Otan
A Rússia concluiu o envio de armas nucleares táticas para Belarus, segundo anunciou o presidente Alexander Lukashenko. A fala aconteceu durante encontro em São Petersburgo da União Econômica Euro-asiática, um bloco liderado por Moscou.
Lukashenko afirma que essa medida tem como objetivo conter a Polônia, país vizinho que integra a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), o grupo militar do Ocidente.
A Polônia fornece apoio militar e político à Ucrânia, também aplicando sanções contra Rússia e Belarus após o início da guerra na região.
O presidente belarusso indicou que o transporte do armamento nuclear foi completado em outubro, mas não deu mais detalhes sobre o número de armas ou onde estão guardadas, por exemplo.
Belarus é forte aliada da Rússia, tendo deixado o Exército russo fazer treinamentos militares e agrupar tropas em seu território antes da invasão da Ucrânia, em 2022.
Diversos países criticaram o apoio ao esforço de guerra russo. O Reino Unido advertiu, por exemplo, que Belarus poderia estar financiado o Grupo Wagner, importante ator no conflito no território ucraniano.
*com informações da CNN Portugal