Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Saiba quem era o empresário morto em acidente aéreo no interior de SP

    Proprietário do avião, Delcides Menezes Tiago, de 65 anos, já foi candidato a prefeito da cidade de Monte Alto e era dono de uma ótica

    Fábio MunhozSalma Freuada CNN , Em São Paulo

    O empresário Delcides Menezes Tiago, de 65 anos, é uma das cinco pessoas que morreram em um acidente de avião em Jaboticabal, município no interior de São Paulo, na manhã deste sábado (23). Ele era o dono da aeronave.

    A vítima nasceu no dia 22 de fevereiro de 1958 no município paulista de Paulo de Faria, município localizado perto de São José do Rio Preto e a cerca de 530 quilômetros da cidade de São Paulo.

    Ele era conhecido como Tiago da Ótica por ter uma loja desse ramo, com unidades em Monte Alto (SP) e Araraquara (SP).

    Fachada da ótica de Tiago em Monte Alto / Reprodução/Google Maps

    Tiago da Ótica foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Monte Alto (Acima) de 1995 a 1998 e entre 2001 a 2004. A entidade lamentou a morte do empresário em uma postagem:

     

    A Prefeitura de Monte Alto também utilizou as redes sociais para manifestar pesar.

    História na política

    Tiago foi candidato à prefeitura de Monte Alto por duas vezes. A cidade, localizada na região metropolitana de Ribeirão Preto, fica a cerca de 350 quilômetros da capital paulista. Segundo o IBGE, atualmente tem pouco mais de 47 mil habitantes. O município, inclusive, fica a cerca de 20 quilômetros de Jaboticabal, onde ocorreu o acidente.

    Em 2000, pela coligação PTB/PFL, ficou em segundo lugar com 22,88% dos votos válidos. Aparecido Donizete Sartor, pela coligação PDT/PMDB/PST/PL/PSB/PV/PSDB, foi eleito na ocasião com 38,63%.

    Quatro anos depois, em 2004, tentou o cargo de chefe do Executivo municipal novamente, desta vez pelo PFL –atual União Brasil. Com 18,07% dos votos, ficou em quarto lugar. O candidato eleito foi Professor Gilberto Morgado, do PT, com 27,13%.

    Conheça o avião acidentado

    Tiago era um dos cinco ocupantes da aeronave, um monomotor modelo RV-10 fabricado em 2012.

    Segundo registro no site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião tinha capacidade para levar três passageiros, além do piloto. Ou seja, conforme o documento, há indicação de excesso de pessoas a bordo.

    Avião monomotor modelo RV-10 semelhante ao que caiu em Jaboticabal (SP)
    Avião monomotor modelo RV-10 semelhante ao que caiu em Jaboticabal (SP) / Reprodução/Facebook

    O acidente

    A queda do monomotor ocorreu na manhã deste sábado em uma praça na região central de Jaboticabal e os bombeiros foram chamados ao local por volta de 9h10.

    De acordo com o Corpo de Bombeiros, cinco pessoas morreram no acidente. Três delas, incluindo uma criança, foram carbonizadas, pois a aeronave pegou fogo após o impacto.

    Segundo a Defesa Civil, o avião decolou de Fernandópolis e tinha Monte Alto como destino final.

    A investigação do acidente ficará a cargo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, o Cenipa, que é ligado à Força Aérea Brasileira.

    Tópicos