Chipre investiga relatos de empresa local com ligação ao financiamento do Hamas
Autoridades apuram se cidadão do Sudão que tem participação em uma empresa cipriota teria ligações com o grupo plaestino
Autoridades no Chipre estão investigando relatos de que um cidadão do Sudão com participação em uma empresa com sede no país tem ligações com o financiamento do Hamas, disse o porta-voz do governo, Konstantinos Letymbiotis.
“Estamos em contato sobre isso, estamos cientes dos relatos e estamos investigando”, disse Letymbiotis a repórteres em entrevista coletiva, respondendo a uma pergunta sobre o relatório.
A CNN informou na quinta-feira (21) que o financiador ligado ao Hamas, Abdelbasit Hamza, mantém uma rede de interesses comerciais na Europa, apesar de estar sob sanções dos EUA. Uma dessas empresas está em Chipre.
Chipre emergiu como uma arena ultramarina para lutas entre Israel, o Hamas e o Iran desde que o atual conflito Israel-Hamas começou. No dia 12 de dezembro, o gabinete do primeiro-ministro israelense anunciou que o serviço de segurança de Chipre, com a ajuda da Mossad, descobriu uma conspiração iraniana para atacar alvos judeus na ilha.