Kamala Harris fará turnê pelos EUA em 2024 para defender direito ao aborto
Campanha de reeleição de Joe Biden quer colocar o direito ao aborto no centro do pleito do próximo ano
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, iniciará em janeiro uma turnê nacional com foco no direito ao aborto, em um momento no qual o Partido Democrata tenta usar a seu favor um tema que já provou ser um chamariz de votos nas urnas.
Chamada de “Luta pelas Liberdades Reprodutivas”, a série de viagens terá eventos em todo o país, mostrando norte-americanos impactados pela decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de derrubar a decisão do famoso caso Roe Vs. Wade, no ano passado, que eliminou o direito ao aborto legal em todo o território nacional.
O gabinete de Kamala disse na segunda-feira (18) que o circuito começará com um evento no Estado do Wisconsin no dia 22 de janeiro, 51º aniversário da decisão no caso Roe.
“Extremistas em nosso país seguem realizando fortes ataques contra liberdades obtidas e conquistadas com muita luta, por causa de suas visões radicais, que vão de banir o aborto em todos os 50 estados e criminalizar médicos a forçar que mulheres viajem para outros estados para obter o tratamento de que precisam”, afirmou a vice-presidente em comunicado.
A campanha de reeleição do presidente dos EUA, Joe Biden, e grupos alinhados aos democratas querem colocar o direito ao aborto no centro do pleito do próximo ano.
A decisão da Suprema Corte, que eliminou o direito ao aborto, foi um momento de triunfo dos conservadores, mas a decisão também se tornou um ponto politicamente delicado para os republicanos.
Desde 2022, as sete consultas eleitorais regionais sobre direitos reprodutivos realizadas nos estados terminaram com vitória dos defensores do aborto, inclusive em locais conservadores como Ohio, Kansas e Kentucky.
A reação dos eleitores à eliminação do direito ao aborto também foi apontada como uma das causas do limitado sucesso republicano nas eleições parlamentares de 2022, além de ter dado vitórias aos democratas na Virgínia e no Kentucky em novembro.