Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Ídolo Riquelme é eleito presidente do Boca Juniors

    Eleição contabilizou mais de 46 mil votos, a maior na história do futebol argentino

    Jairo Nascimentoda CNN , São Paulo

    O ex-jogador Riquelme foi eleito presidente do Boca Juniors, neste domingo (17). A votação foi histórica, porque o ídolo superou Andrés Ibarra em eleição com 46,4 mil votos, a maior soma em um pleito para um presidente de um clube de futebol argentino.

    Juan Román Riquelme foi eleito ao cargo máximo com 68% dos votos e terá mandato até 2027. Ao disputar a atual eleição, ele obteve 30.318 mil votos contra 15.949 de Ibarra.

    Vices e xingamentos

    A eleição no clube popular argentino teve curiosidades. Riquelme foi o vice-presidente do clube durante a gestão de Jorge Ameal. No novo pleito, eles trocaram de posição e Ameal foi eleito vice na chapa. Pela oposição, Ibarra tinha como seu vice Maurício Macri, o ex-presidente da Argentina e do Boca Juniors.

    O presidente da Argentina, Javier Milei, foi hostilizado por torcedores ao ir votar em La Bombonera. Milei é sócio do clube.

    A campanha foi marcada por denúncias de corrupção entre os candidatos e interferência judicial a ponto de remarcar a data da eleição, antes prevista para o dia 3 de dezembro.

    Riquelme foi tricampeão da Libertadores pelo Boca. Como vice, ele geriu o clube durante o vice-campeonato da Libertadores 2023, contra o Fluminense. Em 2024, o time argentino não disputará o principal torneio do futebol sul-americano.

    Jogador / Presidente também no Brasil

    Aqui no Brasil e em episódios recentes, ex-jogadores também se tornaram presidentes de clubes de futebol. Pedrinho foi eleito presidente do Vasco da Gama e, também no RIo, Romário chegou ao cargo máximo no America Football Club.

    Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas

    Tópicos