Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Maior banco dos EUA, JPMorgan avalia impacto de possível calote do governo, diz CEO

    Jamie Dimon disse que o JPMorgan está tentando entender como possível calote afetaria mercados no mundo todo

    Matt Egando CNN Business

    O CEO do JPMorgan Chase, Jamie Dimon, diz que o maior banco da América está mais uma vez se preparando para uma possível inadimplência dos EUA, embora espere que o Congresso evite esse evento “potencialmente catastrófico” elevando o teto da dívida.

    Em entrevista à Reuters na terça-feira (28), Dimon disse que o JPMorgan começou o planejamento de cenários de como um possível calote afetaria os mercados financeiros, índices de capital, contratos de clientes e classificações de crédito da América. Isso é algo que Dimon indicou que o banco fez durante as negociações anteriores com o teto da dívida.

    “Cada vez que isso acontece, é consertado, mas nunca devemos chegar tão perto”, disse Dimon à Reuters. “Só acho que tudo isso está errado e um dia deveríamos simplesmente ter um projeto de lei bipartidário e nos livrar do teto da dívida. É tudo política.”

    A secretária do Tesouro, Janet Yellen, disse aos legisladores na terça-feira que o governo federal ficará sem dinheiro e sem medidas extraordinárias até 18 de outubro, preparando o cenário para uma inadimplência se o Congresso não aumentar o limite da dívida antes disso.

    Dimon disse que o JPMorgan está vasculhando os contratos de clientes para se preparar para a situação.
    “Se bem me lembro, da última vez que nos preparamos para isso, custou US$ 100 milhões”, disse ele.

    O JPMorgan (JPM) não quis comentar mais.

    Durante uma audiência no início deste ano, Dimon disse que durante debates anteriores sobre o teto da dívida, o banco gastou tempo e dinheiro investigando o que poderia significar um calote nos Estados Unidos.

    “E não quero me lembrar disso”, disse ele aos legisladores.

    (Este texto é uma tradução. Para ler o original, em inglês, clique aqui)