Soldados israelenses são retirados de serviço por cantarem orações judaicas em mesquita
Forças de Defesa de Israel disseram que o comportamento dos soldados não reflete os valores do exército
Soldados israelenses foram retirados da atividade operacional após vídeos que mostram ele recitando e cantando orações judaicas nos alto-falantes de uma mesquita na cidade ocupada de Jenin, na Cisjordânia, viralizarem na internet.
“Durante a atividade operacional das Forças de Defesa de Israel nas proximidades de uma mesquita em Jenin, os soldados agiram contra os códigos de conduta do exército dentro de um estabelecimento religioso”, disse um comunicado das Forças de Defesa de Israel nesta quinta-feira (14).
A declaração não informou quantos soldados israelenses foram removidos.
“Os soldados foram imediatamente afastados da atividade operacional, após o recebimento dos vídeos e após uma inspeção inicial do incidente pelos comandantes. O comportamento dos soldados nos vídeos é grave e está em total oposição aos valores do exército. Os soldados serão devidamente disciplinados”, disseram as Forças de Defesa de Israel.
A CNN verificou vários vídeos que mostram soldados israelenses recitando “Shema Yisrael” – uma das orações judaicas mais conhecidas – no alto-falante da mesquita de Jenin.
Um total de 12 palestinos foram mortos pelas forças israelenses durante a última incursão israelense na cidade, que começou na terça-feira (12), disse o Ministério da Saúde palestino nesta quinta-feira (14).
As forças israelenses completaram sua última operação militar em Jenin, disseram as Forças de Defesa de Israel em comunicado.