Estaduais em 2024 terão veteranos com Libertadores, Mundial e ex-Seleção espalhados pelo país
Lista tem campeão mundial com o São Paulo e atacante convocado pela Seleção
Com a proximidade de 2024, os campeonatos estaduais pelo Brasil já estão perto de começar. E, como acontece a cada ano, veteranos com passagens — algumas de bastante sucesso — por clubes da elite jogam as últimas fichas da carreira em contratos com equipes de menor expressão.
A CNN Brasil preparou uma lista de medalhões, incluindo ex-jogadores de Seleção Brasileira e campeões de Libertadores, que seguem na ativa e disputarão os torneios regionais no início da próxima temporada. Confira abaixo.
Alê, volante (ex-São Paulo e Atlético-MG)
O volante de 37 anos estava no elenco do São Paulo que venceu a Libertadores de 2005 e também atuou pelo Atlético-MG. Nos últimos anos, passou a rodar o interior paulista e defendeu as cores de EC São Bernardo, Atibaia, Noroeste, Sertãozinho, Rio Claro, São Bento, XV de Piracicaba e Guaratinguetá.
Em 2024, Alê tentará o acesso no Campeonato Paulista da Série A4 (a quarta divisão de São Paulo) pelo Grêmio São-Carlense, de São Carlos.
Apodi, lateral-direito (ex-Santos, Vitória e Goiás)
Destaque do Vitória em 2006 e 2007, o lateral-direito de 37 anos já passou por Cruzeiro, Santos, Bahia, Guarani, Ceará, Sport, Chapecoense, CSA e Ponte Preta, além de ter vestido camisas no exterior.
Recentemente, trocou o Goiás pelo maior rival, o Vila Nova, pelo qual tentará o título do Campeonato Goiano.
Bernardo, meia (ex-Cruzeiro e Vasco)
O meia de 33 anos, revelado pelo Cruzeiro, atuou por outros grandes clubes do cenário nacional, como Vasco, Palmeiras, Ceará e Coritiba. Vai tentar conquistar o Campeonato Candango de 2024 pelo Brasiliense.
Betinho, atacante (ex-Palmeiras)
Autor do gol do título do Palmeiras na Copa do Brasil de 2012, o atacante de 36 anos será companheiro de Bernardo e vai disputar o Campeonato Candango pelo Brasiliense.
Em 2023, esteve no elenco do Amazonas que conquistou a Série C do Brasileiro e o Campeonato Amazonense.
Camilo, meia (ex-Botafogo e Internacional)
Ex-Botafogo e Internacional, o veterano meio-campista de 37 anos esteve no amistoso da Seleção Brasileira contra a Colômbia em homenagens às vítimas do voo da Chapecoense.
Após passar pelo Mirassol, conquistando, inclusive, a Série C do Brasileiro, tentará o título do Campeonato Paraense pelo Remo.
Fábio, goleiro (ex-Palmeiras)
Uma das primeiras opções do Palmeiras após a aposentadoria de Marcos, o goleiro de 33 anos vai disputar o Campeonato Paulista da Série A3 (a terceira divisão de São Paulo) pelo Sertãozinho.
Felipe, goleiro (ex-Corinthians e Flamengo)
Revelado pelo Vitória, ficou nacionalmente conhecido pelo Corinthians, pelo qual foi rebaixado no Brasileirão de 2007 e venceu, em 2009, Paulistão e Copa do Brasil. Também teve uma longa passagem pelo Flamengo, faturando a Copa do Brasil de 2013 e os Cariocas de 2011 e 2014.
O goleiro de 39 anos vai disputar o Campeonato Maranhense pelo Sampaio Corrêa após ter conquistado, em 2023, o acesso no Campeonato Paraense da Série B1 (a segunda divisão do Pará) pelo Santa Rosa.
Fernando Henrique, goleiro (ex-Fluminense)
Titular do Fluminense no vice-campeonato da Copa Libertadores de 2008, além de campeão brasileiro em 2010 e da Copa do Brasil em 2007, o goleiro de 40 anos vai disputar o Campeonato Paulista da Série A2 (a segunda divisão de São Paulo) pelo XV de Piracicaba.
França, volante (ex-Palmeiras)
Com passagem pelo Hannover, da Alemanha, e tendo atuado pelo Palmeiras em 2014, o volante de 32 anos vem rodando o futebol nacional nos últimos anos. Em 2023, por exemplo, disputou o Campeonato Rondoniense pela União Cacoalense e o Campeonato Paranaense da Terceira Divisão pelo Hope Internacional.
No começo de 2024, tentará o acesso no Campeonato Paulista da Série A4 (a quarta divisão de São Paulo) pelo Penapolense.
Jobson, atacante (ex-Botafogo)
Essencial para evitar o rebaixamento do Botafogo no Brasileirão de 2009, o atacante colecionou polêmicas após deixar o Rio de Janeiro. O jogador de 35 anos vai integrar o elenco do Rio Branco no próximo Campeonato Acreano.
Kieza, atacante (ex-São Paulo e Botafogo)
O experiente atacante de 37 anos rodou por times como São Paulo e Botafogo e teve os melhores momentos atuando por Náutico, Bahia e Vitória. No ano que vem, vai disputar o Campeonato Capixaba pelo Rio Branco.
Leandro, atacante (ex-Palmeiras, Grêmio e Santos)
Campeão da Série B do Brasileiro de 2013 pelo Palmeiras após ter atuado pelo Grêmio, o atacante retorna ao futebol brasileiro para atuar no Campeonato Paraense pelo Paysandu após sete temporadas no Japão (Kashima Antlers e FC Tokyo).
O atleta de 30 anos também já jogou no Santos e chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira, em 2013.
Luís Ricardo, lateral-direito (ex-São Paulo)
Lateral-direito da ‘BarceLusa’ campeã brasileira da Série B de 2011, o veterano atuou pelo São Paulo em 2015, um ano antes de ajudar o Botafogo a vencer a Série B. Aos 39 anos, vai disputar na próxima temporada o Campeonato Baiano pelo Jacobina.
Rogério, atacante (ex-São Paulo)
O “Neymar do Nordeste’ chegou ao São Paulo em 2015, após se destacar pelo Vitória, mas pouco fez no Morumbi. Já no ano seguinte, foi para o Sport. Desde então, passou por Bahia, Ceará e Juventude, entre outros. Agora, aos 32 anos, estará no Campeonato Amazonense com o Nacional.
Sidão, goleiro (ex-Botafogo, São Paulo e Vasco)
Ex-Botafogo, São Paulo e Vasco, o goleiro de 40 anos ficou conhecido em 2016, quando foi titular do Osasco Audax vice-campeão paulista sob comando do técnico Fernando Diniz. Ele vai disputar o Campeonato Paranaense pelo Azuriz, que terá como técnico Gilson Kleina.
Souza, volante (ex-Palmeiras, Cruzeiro e Santos)
O volante, de 35 anos, acumula passagens por times como Palmeiras, Cruzeiro e Santos e teve longa passagem pelo futebol asiático. Agora, tentará o título potiguar pelo América-RN.
Thiago Ribeiro, atacante (ex-São Paulo, Cruzeiro e Santos)
Campeão mundial de 2005 e bicampeão brasileiro em 2006 e 2007 pelo São Paulo, o veterano atacante de 37 anos com passagens por Cruzeiro e Santos passou a frequentar divisões de acesso nos últimos anos. Foi bicampeão brasileiro da Série B — 2019, pelo Bragantino, e 2020, pela Chapecoense.
No ano que vem, tentará o acesso no Campeonato Paulista da Série A3 (a terceira divisão de São Paulo) pelo Catanduva.