Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    “Enem dos Concursos” tem novas datas e mais cidades: confira cronograma

    Concurso Nacional Unificado vai selecionar candidatos para 80 carreiras em mais de 20 órgãos públicos do Governo Federal, incluindo ministérios, fundações, agências reguladoras e institutos de pesquisas

    Pedro Nogueirada CNN

    O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos atualizou nesta quinta-feira (14) o calendário do Concurso Nacional Unificado, certame que vai selecionar candidatos ao serviço público, com 6.640 vagas.

    De acordo com o novo cronograma, o edital será publicado em 10 de janeiro de 2024, as inscrições começam em 19 de janeiro, as provas serão aplicadas em 5 de maio e a divulgação dos resultados finais está agendada para 30 de julho.

    Os aprovados começam a tomar posse e ser convocados para os cursos de formação a partir de agosto de 2024.

    A ministra Esther Dweck explicou que a decisão foi tomada para aumentar o tempo entre a publicação do edital e a aplicação das provas. “Recebemos muitas solicitações pelas redes sociais de que as pessoas tivessem mais tempo para estudar”, disse a ministra.

    O número de cidades com realização das provas também aumentou, de 180 para 217, com centros de aplicação em todos os estados da federação.

    Como funciona o concurso

    O Concurso Nacional Unificado vai selecionar candidatos para 80 carreiras em mais de 20 órgãos públicos do Governo Federal, incluindo ministérios, fundações, agências reguladoras e institutos de pesquisas.

    Há vagas para profissionais de nível médio, técnico e superior, com salários de até R$ 20 mil.

    O certame ficou conhecido como “Enem dos Concursos” pela dinâmica parecida com a do Exame Nacional do Ensino Médio. As carreiras estão divididas em 8 blocos temáticos.

    No ato da inscrição, o candidato escolhe um dos blocos e indica sua ordem de preferência entre as carreiras daquele bloco, assim como os estudantes indicam a ordem de preferência das universidades. A convocação para cada cargo é feita com base na nota dos aprovados.

    Tópicos