S&P eleva projeção de crescimento do PIB da zona do euro de 4,4% para 5,1%
Recuperação da economia do bloco monetário após as restrições à atividade adotadas em março e abril foi "surpreendentemente forte", diz documento
A S&P Global Ratings aumentou sua previsão para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro em 2021, de alta de 4,4% para avanço de 5,1%, segundo informou a agência de classificação de risco, em comunicado nesta quinta-feira (23).
No documento, a S&P classifica a recuperação da economia do bloco monetário após as restrições à atividade adotadas em março e abril como “surpreendentemente forte”.
A retomada mais acelerada que o previsto, porém, também criou pressões inflacionárias, o que levou a instituição a revisar para cima a sua projeção para a inflação da zona do euro em 2021, de 1,8% para 2,2%.
“No entanto, continuamos vendo a inflação desacelerando abaixo do meta do Banco Central Europeu (BCE) – de 2% ao ano – em 2022, com base em alta de salários mais moderada e queda do ritmo de crescimento”, ressalta a S&P.
O caráter transitório da inflação, na visão dos analistas da agência, não requer um aperto da política monetária pelo BCE.
Desta forma, a S&P diz esperar um aumento das compras de bônus mesmo após o término do período do Programa de Compras Emergenciais da Pandemia (PEPP, na sigla em inglês), e afirma que o BCE não deve elevar sua taxa de juros antes do fim de 2024.