Após estagnação, lojistas da 25 de Março esperam alta de até 8% no Natal, diz associação
Presidente de entidade de comerciantes diz que violência prejudica vendas e destaca reforço do policiamento
As vendas de Natal na 25 de Março, tradicional área de comércio em São Paulo, devem crescer de 5% a 8%, estima a União dos Lojistas da Rua 25 de Março e Adjacências (Univinco25).
A estimativa de alta no maior centro comercial da América Latina ocorre após a estagnação em 2022 e dois anos anteriores de fortes quedas pela pandemia da Covid-19.
Em 2019, houve aumento nas vendas de 18% entre outubro e dezembro. No ano seguinte, primeiro da crise sanitária, a queda foi de 60%.
No ano de 2021, o recuo foi de 40% com o reflexo das restrições de circulação de pessoas.
Segundo Jorge Dip, diretor da Univinco25, as vendas de Natal começaram logo após o Dia das Crianças.
“Essa retomada tem acontecido. Começou com produtos de decoração, embalagens de presentes e produtos”, explicou à CNN.
Dip disse que a violência na região central de São Paulo prejudica o processo de aquecimento das vendas, mas ressaltou que há uma atenção maior à região por parte do policiamento com a proximidade do Natal.
“A PM atua na região de forma forte, temos um policiamento diferenciado por causa das vendas”, afirmou.