Moraes diz à CNN que Dino tem “características essenciais” para ser ministro do STF
Magistrado também defende nome de Gonet no comando da PGR: ‘extremamente preparado jurídica e estruturalmente’
Um dos principais fiadores da indicação de Flávio Dino ao Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Alexandre de Moraes afirmou à CNN que o ministro da Justiça e Segurança Pública tem “características essenciais” para assumir uma cadeira na Corte.
“Flávio Dino é um jurista competente, político experiente e homem público corajoso. Essas características são essenciais para exercer o cargo em nossa Suprema Corte”, afirmou Moraes.
Senador eleito em outubro de 2022, Dino foi juiz federal, aprovado em 1º lugar em concurso público, e também presidente da Ajufe (Associação dos Juízes Federais). O magistrado também foi governador do Maranhão por dois mandatos, deputado federal e presidente da Embratur.
Indicado ao Supremo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dino está sendo sabatinado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal nesta quarta-feira (13). Na sequência, o seu nome vai ao plenário da Casa e precisa dos votos favoráveis de ao menos 41 dos 81 parlamentares.
Moraes, que ao lado do decano do STF, ministro Gilmar Mendes, defendeu a indicação de Dino para o tribunal, também trabalhou pela indicação do subprocurador-geral Paulo Gustavo Gonet Branco ao comando da Procuradoria-Geral da República (PGR).
“Paulo Gonet é um experiente procurador, excelente professor e uma pessoa extremamente preparada jurídica e estruturalmente para o grande desafio que é ser procurador-geral da República”, afirmou o ministro à CNN.