Churrascaria em Nova York monta estrutura externa para Bolsonaro
Medida foi tomada para receber o presidente brasileiro, que ainda não se vacinou contra a Covid-19
Uma unidade da churrascaria brasileira Fogo de Chão em Nova York montou uma estrutura externa para receber o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido).
A medida do estabelecimento foi tomada porque a cidade americana exige que seja apresentado um comprovante de vacinação contra a Covid-19 para que as pessoas possam frequentar lugares fechados, e o chefe do Executivo brasileiro ainda não foi imunizado contra a doença.
Os donos do restaurante colocaram um pano preto para dar privacidade a Bolsonaro. Depois que ele saiu do local com a sua equipe, o pano foi retirado e o funcionamento com as mesas na calçada voltou a acontecer.
O presidente do Brasil está nos Estados Unidos para a 76ª Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), na qual será o primeiro chefe de Estado a discursar.
O fato de o presidente brasileiro ter viajado à cidade americana sem ter se imunizado gerou reação do prefeito de Nova York, Bill de Blasio. Nesta segunda-feira (20), Blasio disse que Bolsonaro não deveria incomodar indo à cidade se não quer ser vacinado contra a Covid-19.
“Se não quiser ser vacinado, não incomode vindo, porque todo mundo deveria estar vacinado”, disse Blasio, em uma transmissão de vídeo, referindo-se ao presidente brasileiro.
Pizza na calçada
Sem poder entrar em restaurantes de Nova York que exigem comprovante de vacinação por determinação da prefeitura, Bolsonaro comeu pizza numa calçada no domingo (19) à noite ao lado de ministros.
Nesta segunda-feira (20), em encontro bilateral com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, Bolsonaro ouviu do premiê uma recomendação para que todos tomassem a vacina contra Covid-19 da AstraZeneca, desenvolvida em seu país e envasada no Brasil pela Fiocruz, mas respondeu que ainda não se vacinou.
Conforme informou o analista de política da CNN Caio Junqueira, a visita de Bolsonaro criou mal-estar também na ONU pelo fato de o presidente não ter se vacinado.
O órgão exige que quem participa da assembleia esteja vacinado, mas isso não vale para chefes de estado, como Bolsonaro.
Em nota, a Fogo de Chão afirmou que para adentrar o salão interno é necessário o comprovante de vacinação, por isso Bolsonaro foi recebido no ambiente externo da churrascaria.
Veja o comunicado na íntegra:
Com as restrições impostas pela pandemia do Covid-19, as unidades Fogo de Chão localizadas nos Estados Unidos que possuíam pátio externo inauguraram tendas customizadas para atender os clientes com todo conforto, segurança e excelência, características marcantes da rede. Estes locais seguem em funcionamento, mesmo após a abertura dos salões internos, para receber aqueles que não apresentam o cartão de vacina atualizado ao chegar nos restaurantes conforme exige a lei do país. Foi neste espaço da unidade Nova York que, na tarde de hoje, o Presidente Jair Bolsonaro foi recebido.
(*Com informações da Reuters)