TikToker viraliza ao descobrir que bebês não devem beber água ou correm riscos; veja
Segundo a pediatra Karine Riserio, antes dos seis meses, a ingestão de água pode causar risco de infecções gastrointestinais, como a diarreia
A musicista e TikToker Dev Lemons ficou chocada com uma informação que descobriu: bebês não podem consumir água até os seis meses de vida. A partir dessa idade, podem beber com moderação, se necessário, até completarem um ano.
“Eu realmente não sei como todo mundo sabe, é simplesmente conhecimento geral, que bebês não podem beber água ou podem, literalmente, morrer”, diz assustada. “Sou a única que está descobrindo isso agora? Graças a Deus. Antes agora do que dando água para o bebê e ele morrendo”.
Por que não se pode dar água a bebês antes dos seis meses?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria e com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a água pode e deve ser oferecida pra crianças acima de seis meses de idade, mas, antes disso, não é recomendada.
“Entendemos que o leite materno e a fórmula infantil suprem a necessidade hídrica da criança nesse momento”, explica a Karine Riserio, pediatra do Centro Médico Berrini, à CNN.
Antes dos seis meses, a ingestão de água pode causar risco de infecções gastrointestinais, como a diarreia.
“A diarreia no bebê com menos de seis meses de idade está relacionada ao aumento de mortalidade e morbidade. É inclusive uma das principais causas de mortalidade em crianças com menos de seis meses de vida”, afirma a pediatra.
Além disso, a criança com menos de seis meses tem um rim ainda muito imaturo que não consegue lidar com uma carga hídrica excessiva. “Isso leva a um estado de hiponatremia, que é quando os sais no sangue, principalmente o sódio, reduzem a sua concentração. Pode levar a sintomas graves como inchaço, convulsão e até risco de morte”, alerta.
Como saber se o bebê está bem hidratado
“Mesmo em dias quentes, a criança vai aumentar a necessidade hídrica através do leite materno ou da fórmula infantil, sem que a hidratação com água seja necessária antes dos seis meses”, conta a pediatra Karine Riserio.
Caso ainda esteja em dúvida quanto a hidratação da criança, a dica da profissional é observar as fraldas dela.
“Se ela estiver fazendo xixi claro, abundante, sem odor, fazendo mais de seis trocas de fralda em um dia, muito provavelmente ela está bem hidratada. Se você tem dúvidas quanto a isso ou entende que a criança está com estado de desidratação, busque uma avaliação médica ou profissional de saúde”, recomenda.