STJD derruba liminar que permite público em jogos do Flamengo
Decisão suspende torcedores no estádio até próxima reunião do Conselho Técnico, no dia 28 de setembro
Em caráter de urgência, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) derrubou, na madrugada desta quinta-feira (16), a liminar que permitia a presença de público pagante nos jogos do Flamengo.
A decisão suspende os efeitos da autorização até a próxima reunião do Conselho Técnico dos clubes da Série A, marcada para o dia 28 de setembro.
“Tratando-se de matéria com escopo relevante e que traduz […] probabilidade de dano de difícil ou incerta reparação com a iminente não realização da rodada deste próximo final de semana, concedo parcialmente o efeito suspensivo ativo vindicado”, decidiu o vice-presidente do STJD e relator do processo, Felipe Bevilacqua.
Agora, a rodada do Campeonato Brasileiro do próximo fim de semana está confirmada. A medida atendeu ao pedido de intervenção de 17 clubes da série A. Os times queriam atuar como terceiros interessados na medida do Flamengo.
Na terça-feira (14), o presidente do STJD, Otávio Noronha, havia acatado o pedido para inclusão dos clubes no processo, mas mantido a liminar. Como justificativa, Noronha apresentou mudanças nas regras sanitárias pela prefeitura do Rio de Janeiro, com autorização de jogos com público.
A derrubada da liminar aconteceu logo após a volta do público ao Maracanã, na partida entre Flamengo e Grêmio pelas quartas de final da Copa do Brasil.
Esse foi o primeiro jogo com venda de ingresso para público no Rio. O evento-teste poderia receber quase 25 mil pessoas, mas teve apenas um pouco mais de 6.400 torcedores.
No próximo domingo, os clubes voltam a se enfrentar, desta vez pelo Campeonato Brasileiro, mas, por enquanto, sem a presença da torcida.
A CNN fez contato com o Flamengo e a CBF e aguarda retorno.