Marco Civil da Internet, CPI da Pandemia e mais da noite de 13 de setembro
5 Fatos Noite repercute principais notícias do Brasil e do mundo
Pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para que o Supremo Tribunal Federal (STF) suspenda MP que altera o Marco Civil da Internet, decisões sobre os convocados à CPI da Pandemia, menor número de casos de Covid-19 registrados no Brasil desde maio de 2020, crescimento do PIB e mais acontecimentos da noite desta segunda-feira, 13 de setembro.
Marco Civil da Internet
A Procuradoria-Geral da República pediu que o STF suspenda os efeitos da medida provisória (MP) que altera o Marco Civil da Internet. O texto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na semana passada impõe limites para a remoção de conteúdo publicado em redes sociais. Um dos argumentos da PGR é que as mudanças definidas pelo governo causam insegurança jurídica.
CPI da Pandemia
A justiça autorizou a condução coercitiva de dois depoentes da CPI da Pandemia. Marcos Tolentino da Silva, apontado como sócio oculto da empresa que deu aval à negociação da Precisa Medicamentos com o ministério da saúde — e Marconny Faria , suposto lobista da Precisa. Tolentino pediu ao STF para não ser obrigado a comparecer à CPI da Pandemia. O habeas corpus foi rejeitado pela ministra Cármen Lúcia.
Covid-19 no Brasil
O Brasil registrou hoje a segunda-feira com menor número de casos diários de Covid-19 desde maio de 2020. Foram 6.645 casos contabilizados contra 5.632 na data do ano passado. Hoje também foram registrados 215 óbitos em decorrência da doença.
Crescimento do PIB
O IPEA -Instituto de Pesquisa Aplicada – prevê crescimento do PIB abaixo de 1% em 2022. A pesquisa ainda aponta um PIB levemente acima de 1% nos dois anos seguintes: em 2023 e 2024. De acordo com pesquisadores, a economia brasileira tem se recuperado diante da pandemia de Covid-19, mas nos próximos anos o consumo ainda estará abaixo do potencial produtivo.
Exame para detectar câncer
O sistema público de saúde do Reino Unido começou a testar um exame capaz de detectar mais de 50 tipos de câncer, antes mesmo dos sintomas aparecerem. O teste, que funciona como um exame de sangue, é desenvolvido por uma empresa da Califórnia e deve ser testado em 140 mil voluntários. Os resultados devem ficar prontos em 2023.