Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Universo Karnal

    Universo Karnal investiga as diferentes faces de Jesus de Nazaré

    Necessidade de identificação das pessoas comuns fez surgir diferentes representações de Cristo

    Da CNN

    No terceiro episódio de “Universo Karnal”, o filósofo Leandro Karnal, apresentador do programa, investiga as várias faces atribuídas a Jesus de Nazaré. O personagem central do cristianismo foi interpretado de diferentes maneiras, mas qual era o seu rosto verdadeiro? Seria ele loiro de olhos azuis ou moreno de olhos escuros, como os nascidos no oriente médio na época em que ele teria nascido?

    A arte ajuda a entender melhor a história da imagem de Jesus, mas a relação entre o homem histórico e suas representações imagéticas, é muito complexa. Desde quadros clássicos do Renascimento até meias divertidas usadas por um adolescente, as imagens de Jesus variam muito.

    Neste programa, Leandro Karnal explora a necessidade de identificação das pessoas comuns, que fez surgir diferentes representações de Cristo – desde o Jesus negro da Etiópia até as comparações do Messias com o herói Tiradentes da Inconfidência Mineira. Qual a importância de retratar Jesus à nossa imagem e semelhança? E afinal, qual é a leitura mais próxima da imagem de Jesus?

    O episódio vai ao neste domingo, 10 de dezembro, às 22h45, na CNN Brasil.

    Diferente das edições anteriores, a terceira temporada de Universo Karnal está trazendo um único tema em todos os episódios: “Jesus além da fé”. O camponês pobre de Nazaré será assunto ao longo de seis episódios sob uma perspectiva histórica e eminentemente humana, independente de crenças e religiões.

    Entre os participantes dos seis episódios, estão especialistas em diferentes áreas (professores, advogados, religiosos) e nomes pessoas conhecidas, como o ator Thiago Lacerda e o padre Júlio Lancelotti.

    Karnal ainda aborda as influências de Jesus para além do evangelho, em diferentes vertentes da cultura: artes, filosofia e literatura.

    Tópicos