Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    RJ registra queda no número de mortes e casos por Covid-19

    Estudo divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde apresenta baixo risco de transmissão da doença

    Lucas Janoneda CNN , No Rio de Janeiro

    O estado do Rio de Janeiro teve uma redução de 27% nas internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e registrou uma queda de 13% no número de mortes em decorrência do novo coronavírus, na comparação da semana epidemiológica 34 — dos dias 22 a 28 de agosto — com a semana epidemiológica 32 — dos dias 8 a 14 do mesmo mês.

    As informações fazem parte da 47ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta sexta-feira (10). As análises são feitas sempre comparando a semana corrente com os 15 dias anteriores.

    O levantamento mostra que a região metropolitana l, que inclui municípios da Baixada Fluminense e a capital, onde está concentrada a maior parte da população fluminense, retornou à bandeira laranja, que indica um risco moderado de transmissão da Covid-19.

    Outras cinco regiões do Rio de Janeiro apresentam bandeira amarela para o novo coronavírus, que aponta risco baixo para a doença. São elas: metropolitana II, norte, baixada litorânea, centro-sul e médio Paraíba. A análise faz referência à última semana de agosto.

    Para o secretário estadual de Saúde fluminense, Alexandre Chieppe, a melhora no cenário epidemiológico está atrelada ao avanço da vacinação para combater a pandemia de Covid-19. Mais de 16,3 milhões de pessoas no Rio de Janeiro tomaram, pelo menos, uma dose das vacinas contra o vírus.

    “Nós creditamos este resultado positivo a, principalmente, dois fatores. O primeiro é o avanço da vacinação. O estado do Rio de Janeiro tem mais de 80% de toda população com a primeira dose aplicada e 40% com o esquema vacinal completo. O outro ponto a ser considerado é o monitoramento da pandemia através de pesquisas, sequenciamentos e levantamentos, que fazemos rotineiramente. Os indicadores apontam evolução geral”, afirmou Alexandre Chieppe.

    Na semana epidemiológica 34, houve 550 mortes e 1.941 casos. Já na semana 32, foram 629 óbitos e 2653 casos.

    As taxas de ocupação de leitos no Rio de Janeiro também tiveram redução, o que representa uma melhora no cenário epidemiológico no estado. A ocupação de vagas de Unidade de Terapia Intensiva está em 65% e a de enfermaria em 43%.

    Tópicos