Chefe da agência espacial russa convida Elon Musk para uma visita em casa
Dmitry Rogozin disse que está impressionado com a crescente indústria de turismo espacial dos Estados Unidos. Mas relação com dono da SpaceX nem sempre foi amistosa
O chefe da agência espacial da Rússia conta que observava os bilionários Jeff Bezos e Richard Branson voarem ao espaço a bordo de veículos financiados por eles e desejando que os russos endinheirados fizessem o mesmo.
“Nossos milionários investem mais em iates do que em espaçonaves”, disse Dmitry Rogozin à CNN em sua primeira coletiva de imprensa desde que se tornou diretor-geral da Roscosmos (a agência espacial federal russa). “Talvez os filhos dos milionários russos sejam mais sábios.”
Rogozin está impressionado com a crescente indústria de turismo espacial dos Estados Unidos, incluindo a Virgin Galactic, de Branson, e a Blue Origin, de Bezos.
“Gosto do que tem sido feito. Pessoas que gastam dinheiro em coisas úteis para a sociedade em geral”, disse Rogozin.
Mas Rogozin elogiou especialmente o fundador da SpaceX, Elon Musk, e culpa a estagnação de seu próprio país no espaço na instabilidade que se seguiu à crise da União Soviética.
“Musk possui ideias e pensamentos que queremos concretizar, mas não percebemos porque, após o colapso da União Soviética, nosso programa espacial foi interrompido por algum tempo”, disse Rogozin. “Nós o respeitamos como organizador da indústria espacial e como inventor, que não tem medo de arriscar”.
Rogozin está até chamando Musk para sua casa na Rússia “para ser um convidado de minha família” e “discutir, explorar o universo, a vida extraterrestre e como podemos usar o espaço para preservar a vida na Terra”, declarou. “Já coloquei a chaleira no fogo”, brincou Rogozin.
No entanto, a relação entre Rogozin e Musk nem sempre foi tão amigável. Em dezembro do ano passado, Rogozin compartilhou fotos no Twitter e no Facebook de especialistas da Roscosmos, rodeados pela neve, recuperando um pedaço de um foguete Soyuz na remota região russa de Yakutia.
“Esta não é Boca Chica”, comentou Rogozin, referindo-se à pequena cidade fronteiriça no Texas onde a SpaceX está construindo o maior e mais poderoso foguete do mundo, a Starship. “Isto é Yakutia no inverno. Eu me pergunto se a gentil SpaceX é capaz de trabalhar em tais condições.”
A SpaceX se recusou a comentar sobre esta história, mas Musk provou ser igualmente capaz de dar um golpe sutil e pontudo.
Em 2014, Rogozin foi reconhecido pelos EUA por seu papel como vice-primeiro-ministro da defesa da Rússia durante a anexação da Crimeia, em território da Ucrânia, por seu país. As sanções também visavam o setor espacial da Rússia, já que a tecnologia de foguetes também pode ser usada para mísseis nucleares.
“Depois de analisar as sanções contra nossa indústria espacial, sugiro aos EUA que tragam seus astronautas à Estação Espacial Internacional usando um trampolim”, disse Rogozin no Twitter.
Na época, a Nasa dependia inteiramente dos foguetes russos Soyuz para levar os astronautas americanos à Estação Espacial Internacional, após a retirada da frota do ônibus espacial.
Mas essa dependência terminou no ano passado, quando o foguete Falcon 9, da SpaceX, e a cápsula Crew Dragon lançaram astronautas da Nasa em solo americano pela primeira vez em quase uma década.
Pouco depois do lançamento bem-sucedido do Kennedy Space Center da Nasa, Musk finalmente respondeu ao comentário de Rogozin, dizendo: “O trampolim está funcionando”.
O novo “trampolim” da SpaceX resultou em bilhões em cortes de receita do orçamento da Roscosmos. Estima-se que a Nasa pagou à Roscosmos quase US$ 4 bilhões por assentos nos foguetes Soyuz entre 2011 e 2019.
Mas Rogozin diz que os pagamentos foram “uma gota d’água. O serviço que fornecemos aos astronautas americanos não tem preço”.
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A Roscosmos agora está desenvolvendo um novo tipo de foguete, chamado Amur, que foi pioneiro na SpaceX e na Blue Origin – um foguete reutilizável capaz de pousar com segurança na Terra após lançar seu primeiro estágio no espaço.
Rogozin espera tê-lo pronto para voar até 2025 e descreve suas semelhanças com o Falcon 9 como uma “competição normal e saudável entre engenheiros”.
A Roscosmos também está construindo um novo motor para impulsionar o foguete Amur, o RD-169. A Rússia tem uma longa e marcante história como líder global na produção de motores de foguetes.
Até Musk reconheceu, em 2019, que “a Rússia tem uma excelente engenharia de foguetes e o melhor motor atualmente voando”, embora ele não tenha dito a qual motor se referia na época.
Na verdade, os motores RD-180 da Rússia, com décadas de idade, ainda estão sendo usados para lançar foguetes americanos ao espaço.
A United Launch Alliance, uma joint venture entre a Boeing e a Lockheed Martin, vem adquirindo esses motores de fabricação russa e os usando para impulsionar seu foguete Atlas V por quase duas décadas.
O Atlas V é um dos foguetes mais confiáveis do planeta e é usado para lançar satélites e cargas classificadas no espaço para a Força Aérea dos Estados Unidos, o National Reconnaissance Office e a Nasa.
A polêmica prática de comprar motores russos para essas missões enfureceu o falecido senador John McCain, que liderou a acusação ao proibir o Pentágono de adquirir lançamentos em veículos com motor RD-180 após 2021.
Para livrar a United Launch Alliance de sua dependência do RD-180, ela se uniu à Blue Origin para desenvolver o motor BE-4 de fabricação americana para alimentar seu novo foguete Vulcan.
O motor da Blue Origin está anos atrasado, mas o CEO da ULA, Tony Bruno, disse no Simpósio Espacial em agosto que espera receber os primeiros motores BE-4 prontos para voo até o final deste ano.
Rogozin não acredita nisso. “Sabemos que esses motores estão longe de substituir o RD-180 de forma realista”, disse Rogozin. “Continue a comprar motores russos. Eles custam centavos.”
A Blue Origin não respondeu a um pedido de comentário.
Ainda assim, Rogozin está convidando Branson, Bezos e Musk para o lançamento em outubro de uma espaçonave Soyuz do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
*Texto traduzido. Para ler o original, clique aqui