Defesa Civil de Maceió retira “alerta máximo” para afundamento em mina da Braskem
Fontes ligada à prefeitura informaram à CNN que a mudança afasta o risco “iminente” de colapso, apesar de manter o alerta região
A Prefeitura de Maceió informou, nesta terça-feira (5), que o risco de um colapso imediato da mina número 18 da Braskem está afastado. A Defesa Civil mantém, porém, um “sinal de alerta”, que diminuiu o risco, mas não o exclui na prática.
As escolas que estavam sendo utilizadas como abrigo também já foram desmobilizadas e os moradores foram liberados para retornar às residências.
A prefeitura nega que existam moradores em área de risco, mas em bairros que estão sendo monitorados pela Defesa Civil, sem risco de afundamento, por enquanto. Leia, na íntegra, a nota da Defesa Civil de Maceió:
Com base nos últimos dados, a Defesa Civil reduz o nível operacional de alerta máximo para o nível de ALERTA. O órgão informa, ainda, que o deslocamento vertical acumulado da mina n° 18 é de 1,86m e a velocidade vertical é de 0,27 cm por hora, apresentando um movimento de 6,2 cm nas últimas 24h, sendo que já foi de até 5 cm por hora às 23h53 no dia 29.
Por precaução, a recomendação é clara: a população não deve transitar na área desocupada até uma nova atualização da Defesa Civil, enquanto medidas de controle e monitoramento são aplicadas para reduzir o perigo. A equipe de análise da Defesa Civil ressalta que essas informações são baseadas em dados contínuos, incluindo análises sísmicas