Botafogo supera Palmeiras e São Paulo com recorde negativo no Brasileiro
Alvinegro esteve na primeira colocação do Campeonato Brasileiro entre a 3ª e a 32ª rodada, mas entra na última rodada sem chances de título
O Botafogo entrará na história do Campeonato Brasileiro pela campanha na atual edição, mas não será pelos motivos desejados pelos alvinegros. Após alcançar uma pontuação recorde no primeiro turno, o time carioca entra na 38ª rodada sem chances de conquistar o título que parecia encaminhado. Assim, será a equipe que por mais tempo liderou a Série A e não será campeã.
O Botafogo assumiu o primeiro lugar da tabela ainda na terceira rodada, quando venceu o Flamengo, no Maracanã. O primeiro turno beirou a perfeição, com 15 vitórias, dois empates e duas derrotas. A queda no segundo turno foi impressionante da mesma forma.
A vantagem construída fez o Alvinegro sustentar a liderança até a 32ª rodada, mas parou por aí. Com a 18ª pior campanha do segundo turno – quatro vitórias, sete empates e sete derrotas -, a equipe já caiu para o quinto lugar.
As 30 rodadas ininterruptas na liderança superaram, com folga, os recordes negativos desde que o Brasileirão passou a ser disputado em pontos corridos com 20 clubes.
Em 2008, o São Paulo foi campeão após o Grêmio liderar 18 rodadas ao longo do campeonato. O Tricolor terminou na segunda posição.
Em 2009, foi o Flamengo que festejou o título, assumindo o primeiro lugar após na 37ª rodada. O Palmeiras, líder por 17 jornadas naquela edição, terminou em quinto.
Se não há mais chances de ser campeão, quebrando o jejum de 28 anos sem título nacional, o Botafogo entra em campo nesta quarta (6), diante do Internacional no Beira-Rio, para tentar a vaga direta para a fase de grupos da Libertadores. Além de vencer, o Alvinegro precisará de um tropeço dos rivais acima ou superá-los nos critérios de desempate.