Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Agricultores protestam na Índia contra fim de regulação na venda de produtos

    País já registra meses de manifestações contra nova legislação que flexibilizou a intermediação do governo nas compras de produtos agrícolas

    Mayank Bhardwajda Reuters , em Muzaffarnagar

    Centenas de milhares de agricultores se reuniram no estado mais populoso da Índia, Uttar Pradesh, neste domingo (5), para pressionar o governo do primeiro-ministro Narendra Modi a revogar três novas leis agrícolas. Foi a maior de uma série de manifestações que vêm sendo realizadas há meses contra as novas legislações.

    Mais de 500 mil produtores rurais participaram do protesto na cidade de Muzaffarnagar, de acordo com a polícia local.

    A manifestação em Uttar Pradesh, um estado predominantemente agrícola e que tem uma população de 240 milhões de pessoas, deve dar novo fôlego ao movimento, disse Rakesh Tikait, um dos líderes dos fazendeiros.

    “Iremos a todas as cidades de Uttar Pradesh para transmitir a mensagem de que o governo de Modi está contra nós”, acrescentou.

    Venda direta às empresas

    Nos últimos oito meses, dezenas de milhares de agricultores acamparam nas principais rodovias de ligação à capital, Nova Delhi, para se opor às novas regras, no protesto de agricultores mais longo de que se tem notícia na Índia.

    As medidas, introduzidas em setembro do ano passado, permitiram que os produtores rurais vendam seus produtos diretamente para grandes compradores, sem precisar passar pelos mercados atacadistas regulamentados pelo governo. O governo defende que isso dá maior liberdade aos agricultores e permite conseguir preços melhores.

    Os agricultores, no entanto, dizem que têm pouco poder de barganha com os grandes varejistas privados e as indústrias de alimentos, e que a legislação prejudica sua subsistência.

    15% do PIB

    A agricultura é um vasto setor que sustenta quase metade dos mais de 1,3 bilhão de habitantes da Índia e responde por cerca de 15% da economia de US$ 2,7 trilhões do país.

    Balbir Singh Rajewal, outro líder dos agricultores, disse que a manifestação de domingo foi um aviso para o primeiro-ministro Modi e seu partido Bharatiya Janata, que no ano que vem deve disputar as eleições para a assembleia estadual em Uttar Pradesh. O pleito serve como um termômetro da popularidade do governo federal.

    “Nossa mensagem é muito clara – ou revoguem as leis ou enfrentem a derrota nas eleições estaduais”, acrescentou.

    Tópicos