Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Carteira digital da vacina está disponível no aplicativo Poupatempo Digital

    Ferramenta permite validar o certificado de vacinação contra a Covid-19, que passará a ser solicitado em São Paulo a partir de setembro

    João de Marida CNN , Em São Paulo

    O governo de São Paulo anunciou nesta semana que o aplicativo Poupatempo Digital poderá ser usado para validar o certificado de vacinação contra a Covid-19, que passará a ser solicitado por alguns estabelecimentos e empresas a partir de setembro.

    Ou seja, pode ser utilizado para atestar imunização de primeira e segunda dose contra o novo coronavírus.

    Quem baixar o app, disponibilizado gratuitamente nas lojas de aplicativos, poderá acessar as mesmas informações descritas no documento físico, entregue no posto de saúde no momento da vacinação. A validação acontece através do QR Code ou do código do certificado.

    Segundo o governo paulista, o documento digital será válido para moradores de todo o estado que se imunizaram contra a Covid-19.

    À CNN, a secretaria estadual de Saúde de São Paulo afirmou que o certificado digital é diferente do chamado passaporte da vacina, que passou a ser obrigatório a partir desta quarta-feira (1º) na capital.

    No entanto, tanto o certificado digital do aplicativo Poupatempo Digital quanto o passaporte de vacinação servem como comprovante quando solicitados em estabelecimentos.

    No caso do passaporte da vacina, que poderá ser utilizado como comprovante de vacinação em eventos no município com público superior a 500 pessoas, os residentes da cidade de São Paulo podem acessar o pelo aplicativo e-saúdeSP.

    Como funciona o Poupatempo Digital

    O aplicativo Poupatempo Digital pode ser baixado de forma gratuita. Apenas neste ano, já houve mais de 1,2 milhão de acessos à carteira de vacinação digital, segundo o governo do estado.

    Agora, com a retomada das atividades sociais e comerciais, graças ao avanço da vacinação contra a Covid-19, o app passa a disponibilizar três funcionalidades da imunização: o pré-cadastro, acesso à carteira digital e o certificado de vacinação.

    Segundo o governo do estado, o banco de dados com as doses aplicadas pelos municípios e registradas na plataforma VaciVida ficam armazenados no Data Center da Prodesp, empresa responsável pela administração do programa Poupatempo.

    Tópicos