Representantes do Talibã cumprem primeiro compromisso oficial diplomático
O encontro foi o primeiro compromisso diplomático formal desde que o grupo assumiu o poder no Afeganistão
Representantes do Talibã estão em Doha, no Catar, para as primeiras reuniões com diplomatas de outros países. Nesta terça-feira (31), o embaixador da Índia no país conversou com o chefe do gabinete político do Talibã.
O encontro foi o primeiro compromisso diplomático formal desde que o grupo assumiu o poder no Afeganistão.
O Ministério das Relações Exteriores da Índia disse que os dois lados discutiram os temores de que o território afegão possa ser usado para organizar ataques contra a Índia, e que o Talibã garantiu que essas questões serão tratadas de maneira positiva.
Um dia após comemorar a saída completa das tropas estrangeiras do Afeganistão, o porta-voz do Talibã afirmou que o grupo quer ter boas relações diplomáticas com o mundo inteiro, incluindo os Estados Unidos.
O governo chinês defendeu, também nesta terça, que a comunidade internacional se envolva ativamente com o Talibã e forneça orientação ao grupo. Também na China, o embaixador do país na ONU afirmou esperar que o Talibã cumpra o compromisso de cortar completamente os laços com todas as organizações terroristas.
Segundo diversos governos ocidentais, o futuro relacionamento com o Talibã dependerá de questões como a de respeito aos direitos humanos e o tratamento dado a mulheres e minorias.
(Publicado por Bruna Baddini)